A difícil tarefa de educar nossos filhos

Data publicação 19/08/2020

A difícil tarefa de educar nossos filhos

“Ensine a criança no caminho que ela deve andar” (Pv. 22:6).

Criar filhos é uma das tarefas mais desafiadoras e emocionantes. É algo que pode produzir nos pais sentimentos de grande alegria e de grande tristeza.

A boa notícia é que criar filhos é uma arte que podemos aprender e a Bíblia tem muito a nos ensinar. Resta saber se queremos verdadeiramente aprender.

O texto bíblico acima nos exorta a ensinar a criança. Isto significa dizer que nós, os pais, precisamos saber ensinar.  Ensinamos mais com nossas ações que com nossas palavras. Creio que já era tempo de sabermos isso.

Quando tomamos consciência que ensinamos vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, ficamos assustados.

Nossos filhos aprendem a gritar conosco. Eles aprendem a perder o controle emocional e verbal conosco.

Antes de falarmos para os nossos filhos que eles precisam aprender a se comportar, caso contrário serão punidos; precisamos nos perguntar como estamos nos comportando no lar, no trânsito, com nosso cônjuge, etc, etc, etc.

O texto bíblico acima, no original hebraico, ensina claramente que o caminho é dela, da criança, não é o caminho do pai, da mãe, da criança do vizinho, ou de seu amigo.

A criação de uma criança implica no respeito a ela, as suas capacidades e limitações naturais. A violência a esse princípio pode provocar distorções, deformações, atrofiamento.

Quando uma criança não é respeitada dificilmente ela alçará voo. Ela não conseguirá abrir as suas asas e voar. Elas estarão feridas, machucadas, atrofiadas ou paralisadas pelo sentimento de medo, insegurança, baixa estima.

As crianças são seres humanos a quem o respeito é devido, em razão de sua inocência, suas características próprias, suas potencialidades natas, e de todas as possibilidades de seu futuro a ser construído ao longo da vida.

Se as ensinarmos a andar no caminho que é delas, preparado pelo Senhor desde o ventre de suas mães, elas, certamente, não se desviarão dele, serão felizes e farão outros também felizes.

Pastor Washington Roberto Nascimento.