A escrita na parede
Pastor Washington Roberto Nascimento
Daniel 5:1-30
A escrita na parede do livro do Profeta Daniel, capítulo 5, é um dos temas mais enigmáticos de toda a Bíblia e, por incrível que pareça, é um sucesso entre muitos artistas deste mundo. Várias pessoas famosas, ao longo da história, têm explorado esse texto bíblico de diferentes maneiras.
Rembrandt, um famoso pintor holandês do século XVII, pintou uma famosa e linda tela intitulada: A festa de Belsazar, onde temos a escrita na parede.
Um dos mais brilhantes compositores dos Estados Unidos, Paul Simon, escreveu uma canção sobre a escrita na parede em 1973, intitulada: Kodachrome.
Os rappers superestrelas French Montana, Post Malone e Cardi B fizeram, a partir do texto de Daniel capítulo 5, um sucesso musical em 2019, cujo título é: A escrita na parede.
A banda de rock heavy metal, de Londres, lançou em 2021, uma canção de enorme sucesso: A escrita na parede.
Cineastas do Reino Unido e da Noruega já produziram filmes de grande bilheteria sobre a escrita na parede em 1996 e 2014, respectivamente.
Apesar de todo o sucesso do texto bíblico neste mundo, há milhares de pessoas que ainda não sabem como interpretar e aplicar às suas vidas a escrita na parede.
A escrita na parede é a resposta de Deus de a uma sociedade onde seus dirigentes se corromperam completamente.
Por isso, Deus contou os dias daquele governo e determinou o seu fim. Eles foram pesados na balança, e foram achados em falta. Aquele império foi dividido, isto é, enfraquecido, e derrotado pelos seus inimigos (Dn. 5:26-30).
O Profeta Daniel, que interpretou a escrita na parede, é um exemplo para todos nós, servos do Senhor.
Nossa sociedade está escrevendo sua própria destruição na parede; ironicamente ela não consegue entender o que está escrito. A escrita na parede é fruto da impiedade do povo e de seus líderes. Eles semearam vento e colheram furacão (Os. 8:7).
O Profeta Daniel nos ensina a interpretar para as pessoas o que está escrito na parede antes que seja tarde demais para consertar o que está quebrado.
Mas, mesmo diante de uma palavra de condenação, precisamos pregar com amor e esperança, pois sabemos, com base nas Escrituras, que o nosso Deus é Pai misericordiosos, e está sempre pronto a voltar atrás e não destruir/castigar aquele se arrepende do mal e nEle coloca sua fé (Jn. 4:2).
Hoje, ao lermos o que está escrito na parede, como seria bom se fossemos capazes de arrependimento, confissão de pecado, fé, jejum e oração! O Senhor nos perdoaria, seríamos felizes e faríamos outros, também, felizes no tempo e na eternidade. Um forte abraço.