A identidade da Igreja
Pastor Washington Roberto Nascimento
“Pedro disse: Jesus, tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo. Jesus respondeu: Sobre essa verdade edificarei a minha Igreja” (Mt. 16:16-18).
A identidade da Igreja, à luz do Novo Testamento, encontra-se em Jesus Cristo. Sua identidade não se encontra no prédio que usa para as suas reuniões dominicais e/ou semanais, nem em seus orçamentos ou assembleias. Essas coisas têm sua importância e lugar, mas a identidade da igreja, de acordo com o ensino do Novo Testamento, não se encontra nessas coisas.
Nossa Identidade, como Igreja, quem somos, tem suas raízes/base/DNA na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo.
Nossa identidade, isto é, quem somos, Igreja de Cristo Jesus, se revela ao mudo, na medida em que oramos como Ele orou; amamos como Ele amou; perdoamos como Ele perdoou; meditamos na Palavra de Deus como Ele meditou; cumprimos a missão como Ele cumpriu; vivemos como Ele nos ensinou.
Nós, como Igreja de Cristo, somos uma comunidade de compaixão, que ama uns aos outros, amigos e estranhos, com o amor de Jesus. Como igreja de Cristo, nos reunimos porque Jesus, que morreu por nós, nos convidou a nos reunir e servir em seu nome, uns aos outros, sem barreiras de gênero, etnia e classe social. Cada um e todos são importantes, igualmente, na Igreja de Jesus. Todos são tratados com respeito e dignidade, como filhas e filhos de nosso Deus, que é Pai bondoso; e como irmãs e irmãos de Jesus, a quem podemos entregar todos os nossos fardos (Mt. 11:28-30). É Ele que nos leva, livres do medo, à presença do Pai que nos ama, e que nos recebe com festa e alegria (Hb. 4:14-16).
Por causa da obra de salvação de Jesus, estamos livres do medo. Coisa alguma poderá nos separar do Seu amor (Rm. 8:37-39). Celebremos, diante dEle, com louvor e gratidão, todos os dias e o dia todo, a Sua maravilhosa graça!
Que nós, sua igreja, revelemos a identidade de Jesus, para que as pessoas, próximas e distantes, o conheçam, e venham, também, ser Sua Igreja, sal da terra e luz do mundo!
Pastor Washington Roberto Nascimento.