A Mudança de Paradigma

Data publicação 16/01/2021

A Mudança de Paradigma

“E o Senhor disse a Abrão: Te abençoarei e tu serás uma bênção e todas as famílias da terra serão abençoadas por meio de ti” (Gn. 12:1-3).

 O paradigma é um modelo de comportamento que rege a vida das pessoas. Por exemplo, as pessoas buscam bênçãos ao invés de buscarem abençoar. Por causa desse padrão de conduta, uma pessoa pode ficar triste ou com raiva, porque não foi abençoada. Porém, não é típico a pessoa ficar aborrecida e deprimida porque não abençoou os outros. Trata-se de uma norma, uma regra que as pessoas seguem, isto é, um paradigma.

Creio que seria ótimo caso pudéssemos em 2021 mudar nossos paradigmas. Precisamos dos padrões de Deus e não dos homens, dos céus e não da terra. Ele abençoou Abrão para que esse pudesse abençoar outros. A ideia é que não somos o fim da bênção, mas um canal. Deus abençoa você para que você possa, assim, abençoar outros. Como as águas de um rio que fluem, se renovam.

Há pessoas que só pensam em receber, fazer saques nos céus e na terra, em Deus e na vida do próximo. Elas não fazem depósitos em favor de outros. Não se preocupam em ser bênçãos para os outros no lar, na igreja, na escola, no trabalho, no mundo.

Neste dia, semana, mês ou ano, não pergunte o que os outros podem fazer para você, mas o que você pode fazer pelos outros. Ao invés de querer ser compreendido, procure compreender. Não busque apenas ser amado, ame. Apresente-se para ajudar, ao invés de simplesmente esperar ser ajudado.

A construção de um novo paradigma exige coragem para mudar; flexibilidade para ser e fazer diferente; criatividade para inovar. Seja você mesmo, mas não seja o mesmo.  Faça de cada dia um ano dia. Mude seu paradigma de verdade. Que Deus o abençoe e que você seja uma bênção. Um forte abraço.

Pastor Washington Roberto Nascimento.