A Palavra de Deus

Data publicação 04/05/2019

A Palavra de Deus

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração” (Hb. 4:12).

 

O texto bíblico acima fala sobre o que a Palavra de Deus é, e para que ela serve. Ela não apenas revela quem Deus é, mas quem nós somos.

Ela não é uma semente morta, mas viva, por isso ela pode germinar em nosso coração e produzir frutos não apenas de coisas ordinárias, mas extraordinárias: arrependimento, fé e amor, o que mostra sua eficácia (I Pd. 1:22-23).

Ela é afiada como o bisturi de um cirurgião, corta e abre o nosso ser revelando tudo o que há dentro de nós, até mesmo as coisas mais ocultas e disfarçadas como as nossas atitudes e pensamentos íntimos. Nada fica oculto.

Ela pode ser comparada a uma espada com os dois lados da lâmina afiados, que serve tanto para o ataque de Deus contra o pecado, quanto para a Sua defesa, isto é, a defesa de Seu caráter. Ela destrói todos os nossos argumentos de defesa de nossos pecados e de ataques contra Deus.

O apóstolo Paulo ensina que a Palavra de Deus é a Espada do Espírito que o crente precisa usar para vencer em suas batalhas contra o mal (Ef. 6:17).

Jesus Cristo. em última análise, é a Palavra do Senhor que estava com Ele e habitou entre nós (Jo. 1:1-14). Ele é a vida. Ele é eficaz, pois realizou com êxito o que dele se esperava. Conhece profundamente o nosso coração. Ele é, verdadeiramente, a Palavra viva de Deus, que venceu a morte e permanece para sempre.

Pastor Washington Roberto Nascimento.