A Piedade

Data publicação 03/07/2015

A Piedade

“O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura” (I Timóteo 4:8).

A palavra piedade em nossa Bíblia vem da palavra grega εὐσέβεια. Na língua grega a palavra usada para religião é a mesma palavra que em nossa Bíblia tem sido traduzida por piedade. Assim sendo, a palavra εὐσέβεια no texto bíblico original poderia ser traduzida por religião ou adoração.

No grego esta palavra, εὐσέβεια, significa a conduta correta diante de Deus, ou como se deve prestar culto ao Senhor. Ela vem de duas palavras: εὐ que significa bem, e σέβεια ou σέβομαι ou σεβὴς que significa adoração, religião. Portanto, uma pessoa piedosa é alguém que adora bem ao Senhor, é um homem religioso que sabe como se aproximar de Deus, se relacionar com o Eterno.

Um escritor judeu do primeiro século da era cristã, Flávio Josefo, constrasta piedade, εὐσέβεια, com idolatria. À luz disto, para ele, a idolatria é a maneira errada de se aproximar de Deus, enquanto que a piedade é a maneira correta.

Platão, o grande filósofo grego, conclama os homens à piedade, εὐσέβεια, a fim de evitarem o mal e obterem o bem, e desta forma se tornarem amigos de Deus.

Paulo disse que grande é o mistério da piedade, εὐσέβεια, da religião (I Tm. 3:16). O mistério da piedade é ininteligível aos não iniciados, os de fora, os que não conhecem e nem seguem a Jesus Cristo.

O Senhor Jesus tem revelado aos seus o mistério da religião verdadeira, - εὐσέβεια,  da adoração correta. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade (Jo. 4:24).

Os líderes religiosos do tempo de Jesus sabiam o significado da religião verdadeira. Eles disseram: Se alguém é temente a Deus, θεοσεβὴς (θεο – Deus + σεβὴς – religião, adoração), isto é, se alguém pratica a religião de Deus, e faz a Sua vontade, a esse Ele ouve (Jo. 9:31).

Baseados nisto, concluímos que não basta ter um conhecimento correto do mistério da piedade, da religião verdadeira,  é mister praticá-la, vivê-la. Daí a importância do conselho do apóstolo: Exercita-te em piedade, εὐσέβειαν (I Tim. 4:7,8).

Como seria bom caso aprendêssemos que o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa.

Pastor Washington Roberto Nascimento.