Aprenda a esquecer

Data publicação 09/01/2012

Aprenda a esquecer

Uma dica para o seu crescimento espiritual

Todos nós podemos e devemos crescer. Há o crescimento físico, mas há, também, o crescimento intelectual, emocional e espiritual.  Deus quer que você cresça e nunca mais pare de crescer.  A Bíblia diz que até mesmo Jesus, o filho de Deus, crescia: “Jesus crescia no corpo e em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele” (Lucas 2:52). Oras, se Jesus cresceu em sabedoria diante de Deus e dos homens você também pode crescer.

Para crescer você precisa aprender a esquecer. Há coisas que precisamos lembrar e a há outras que precisamos esquecer. O problema é que nós invertemos a ordem das coisas. Nós lembramos sempre as coisas que deveríamos esquecer, e esquecemos sempre as que deveríamos lembrar.

Esqueça o mau que as pessoas fizeram a você.  Esqueça, também, o mau que você já fez às pessoas. Esquecer tem a ver com perdoar. Perdoe as pessoas que lhe feriram  ou lhe causaram danos. Perdoe a você, também. Pare de se punir por causa dos erros que você cometeu contra os outros.

A Bíblia diz que o Eterno, o seu criador, salvador e sustentador, já lançou todos os seus pecados no fundo do mar (Miquéias 7:19). “Eu – eu mesmo – sou o seu Deus e por isso perdôo os seus pecados e me esqueço deles” (Isaías 43:25). Ele nunca mais vai lançar em seu rosto os seus erros: “Eu perdoarei os seus pecados e nunca mais me lembrarei das suas maldades” (Hebreus 8:12).

Confesse as suas falhas e as falhas que os outros cometeram contra você para o Senhor. Receba o perdão dele que traz paz e alegria. Faça como o apóstolo Paulo: “Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, eu avanço” (Filipenses 3:13-14). Você precisa aprender a esquecer para crescer.

Mas antes de colocar o ponto final nesta mensagem, permita-me lhe falar mais uma coisa: você precisa parar de olhar para as bênçãos do passado, como se os dias de antanho fossem melhores do que os dias atuais. Jesus disse que nós faríamos obras maiores do que aquelas (João 14:12). E além disto a Bíblia diz: “Nunca pergunte: Por que será que antigamente tudo era melhor? Essa pergunta não é inteligente” (Eclesiastes 7:10). Portanto, pare de olhar para as coisas boas que aconteceram no passado em sua vida como se fosse impossível de algo equivalente ou melhor acontecer hoje ou num futuro.O maná de hoje não serve para amanhã. “Ninguém deverá guardar nada para o dia seguinte. Mas alguns não obedeceram e guardaram parte daquele alimento. E no dia seguinte o que tinha sido guardado estava cheio de bichos e cheirava mal” (Êxodo 16:19-20). Pare de viver dos sucessos de ontem. Você não tem que ficar vivendo das manifestações das misericórdias de Deus do passado. As suas misericórdias se renovam a cada manhã.  Portanto, com fé em Jesus, siga adiante. Avance.

Pastor Washington Roberto Nascimento