Bem-aventurados os misericordiosos

Data publicação 12/07/2021

Bem-aventurados os misericordiosos

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles serão tratados com misericórdia (Mt 5:7).

Bem-aventurados no texto grego original – Μακάριοι – significa: felizes, abençoados. Jesus está ensinando sobre como podemos ser felizes. O discípulo de Jesus pode e deve ser feliz. A felicidade é um tema muito importante na Bíblia.

Se alguém nos perguntasse, como poderíamos reconhecer um discípulo de Jesus, a resposta seria: Um discípulo de Jesus tem os atributos apresentados por Jesus no sermão da montanha (Mt.5; 6, e 7).

Entre tantos atributos, vamos destacar, rapidamente, a misericórdia. O discípulo de Jesus é misericordioso, isto é, ele trata as pessoas com bondade, ao invés de maldade; com amor, ao invés de ódio; com perdão, ao invés de vingança. O que marca seus relacionamentos é a doçura ao invés da amargura.

Como um crente aprende a ser misericordioso?  Com Jesus, com a ajuda do Espírito Santo, com a Palavra de Deus. Aprendemos na Bíblia que Jesus é misericordioso (Hb. 2:17). Ele revelou misericórdia ao longo de sua vida (Mt. 9:27; 15:22, 28; Mc. 5:19; Lc. 10:25-37;). É na Bíblia que aprendemos que Deus, o Senhor, o Pai, é misericordioso (Êx. 34:6; Sl. 136; Jn. 4:2; Lm. 3:22).

Todas as vezes que somos misericordiosos com os outros ao longo do caminho, testemunhamos da misericórdia de Deus que um dia nos alcançou, e mostramos misericórdia em nosso favor para quando chegarmos a presença de Deus no dia final. Todas as vezes que negamos misericórdia para com os outros ao longo do caminho, negamos a eficácia da misericórdia de Deus em nossa vida, damos péssimo testemunho da misericórdia do Senhor e de nosso Mestre, Jesus; e deixamos de mostrar misericórdia para nós mesmos, em nosso favor, quando chegarmos a presença de Deus no dia juízo final.

O juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa sobre o juízo (Tg. 2:13). Jesus disse que feliz é o misericordioso, pois ele alcançará misericórdia (Mt. 5:7). É assim que você e eu podemos ser felizes e fazer outros também felizes, no tempo e na eternidade. Um forte abraço.

Pastor Washington Roberto Nascimento.