Como celebrar o aniversário de 200 anos da Independência do Brasil

Data publicação 31/08/2022

Como celebrar o aniversário de 200 anos da Independência do Brasil

Pastor Washington Roberto Nascimento

 

Devemos celebrar essa data com gratidão a Deus por ter nos dado um país tão grande, tão diverso, tão rico e tão bonito.

Devemos celebrar esta data destacando as coisas boas de nosso país, de seu povo, de sua história, de sua língua, de sua cultura.

Nosso amor pela pátria nos leva a celebrar esta data sem ignorar e endossar cegamente nossas falhas, erros e injustiças.

Nosso amor pela pátria não nos permitirá dizer que é nobre aquilo que é ignóbil.

Nosso amor pela pátria não nos permitirá ter medo de ver e enfrentar os problemas buscando uma solução sábia, pois é isso que nos faz avançar na construção de um país melhor a cada dia.

Nosso amor pela pátria não nos impedirá de enxergar a injustiça na exploração e administração dos recursos naturais e da receita financeira de nosso país.

Nosso amor pela pátria não nos impossibilitará de entender que os serviços públicos essenciais são precários e responsáveis pela perpetuação da pobreza, do fracasso escolar, da fome, da violência, da injustiça, principalmente na população brasileira mais necessitada.

Nosso amor pela pátria não nos leva a viver com pessimismo, mas otimismo. Pois os nossos problemas não nos impedem de ver o potencial de nosso povo e nossa terra para a solução e o triunfo sobre todas as nossas dificuldades.

Devemos celebrar esta data sem nos afogarmos nas águas turvas da lama dos fracassos do passado e presente de nossa história. Grandes realizações científicas e tecnológicas só foram possíveis depois de muitos fracassos. Por isso, celebramos o aniversário de nossa independência com esperança de um futuro mais alvissareiro.

O Japão da paz nasceu depois das loucuras da guerra, de Pearl Harbor, Hiroshima e Nagasaki. Por isso, nós não desistimos de nossa pátria, pois isso seria desistir de nós mesmos.

Devemos celebrar esta data plantando a semente da justiça, da paz e da alegria (Rm. 14:17), nos corações e nas relações entre todos que aqui vivem, com esperança e fé de que tal semente prosperará e dará frutos.

Devemos celebrar essa data com muita oração e evangelização. Oremos para que o nosso país seja um exemplo para outros países, e não uma cópia; que seja luz para outras nações e não uma sombra.

Devemos celebrar o aniversário da independência como um farol de Deus na terra do Brasil para todas as pessoas, próximas ou distantes, que como marinherios no mar desta vida precisam enxergar os perigos e os evitar, e com fé navegarem felizes em busca dos valores do Reino dos Céus, até o  Porto Seguro - Jesus Cristo -  razão de nosso viver.