Cuidado com as palavras

Data publicação 26/03/2013

 

Cuidado com as palavras

“A palavra certa no tempo certo é como a joia feita por encomenda” (Provérbios 25:11).

 

Quando escrevemos algo ou publicamos, nossa palavra já não é nossa, é de todos. E muitas são as interpretações que tal palavra recebe. Há casos em que a interpretação difere totalmente do propósito original do autor.

A verdade é que a interpretação errada de uma certa palavra, não se aplica apenas a palavra escrita, mas igualmente a palavra falada. Eis porque precisamos tomar cuidado não apenas com aquilo que escrevemos, mas, também, com aquilo que falamos.

Contudo, mesmo tomando os cuidados necessários, nunca estamos livres do abuso, da violência contra o que falamos ou escrevemos.

Na Bíblia descobrimos que Satanás tem feito isto ao longo da história. No Jardim do Éden ele aparece deturpando aquilo que o Senhor disse (Gênesis 3:1-5). No Novo Testamento, diante de Jesus, ele, o Diabo, fez o mesmo (Mateus 4:1-11).

Assim sendo, quando alguém deturpar o que você disse ou escreveu, não se desespere, já fizeram o mesmo com o Senhor e Sua Palavra.

Mas, pior do que ser vítima das deturpações da palavra, é ser o autor. Infelizmente podemos usar de maneira errada e desastrosa aquilo que os outros ou o próprio Deus tem dito.

Oremos e vigiemos para que não sejamos achados culpados no trato com as palavras. Sejamos prontos para ouvir e tardios para falar. Cuidado, amigo, com as suas palavras, com as dos outros, e principalmente com as Palavras do Senhor. Em assim fazendo você descobrirá quão preciosa é a palavra certa no tempo certo.

Pastor Washington Roberto Nascimento.