Cura, Senhor, a nossa terra!
Pastor Washington Roberto Nascimento
E o Senhor disse: eu sararei a sua terra (II Cr. 7:12-14).
Normalmente, quando falamos de cura, pensamos em cura física, um câncer, por exemplo, ou alguma outra enfermidade.
Porém, a Bíblia ensina que Deus não cura apenas enfermidades físicas, Ele cura o nosso coração, Ele cura relacionamentos, Ele cura a terra, Ele cura a família, Ele cura igreja, Ele cura o povo, Ele cura a nação.
A cura que precisamos não acontecerá por causa das leis mais rígidas, ou políticas públicas mais completas. Vai ser preciso mais do que isso para curar a nossa nação.
Precisamos de libertação de uma visão dicotomista da vida. Há pessoas que veem um problema apenas em duas dimensões. Elas só conseguem ver duas forças opostas: noite e dia; bem e mal; corpo e alma; público e privado; o opressor e o oprimido. Precisamos de uma visão mais ampla. Há uma falsa dicotomia, duas interpretações da realidade como se fossem as únicas possibilidades de leitura da vida.
Um homem é roubado, espancado e deixado para morrer na estrada (Lc. 10:25-37). Só conseguimos pensar na sua infelicidade e na maldade de seu opressor. Só conseguimos enxergar dois atores nessa cena.
Mas há um terceiro ator nesse drama. Esse terceiro personagem vê o oprimido e o opressor de longe. Ele atravessa a rua para evitar o encontro. Trata-se de um problema que não é dele. Ele não deseja assumir e não assume uma posição ativa para a solução da injustiça.
Há pessoas que preferem ficar distantes, atravessarem a rua, passarem longe, irem para o outro lado da estrada, fecharem os olhos e até usarem sua religiosidade para justificar a indiferença diante de tanta violência, opressão, injustiça e miséria.
Certamente, o homem que foi espancado precisa de cura. Porém, não apenas ele, o seu opressor também. E, da mesma forma, aquele que atravessa a rua porque sofre de apatia, de indiferença. É possível que este último precise de uma luz mais forte de Deus, um raio do céu, que queime como um fogo o câncer de sua insensibilidade e cure-o de uma vez por todas.
Quem sabe assim o Senhor sara a nossa terra. Já temos azeite, pão e vinho. Já temos o Cristo de Deus. Que Ele nos cure, nos alimente e seja nossa fonte de eterna alegria. A cura de nossa nação começa com a nossa, como oprimidos, opressores ou como aquele que atravessa a rua. Sara a nossa terra, ó Senhor! Cura-me!