Emanuel
“E ele será chamado pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco” (Mt. 1:23).
Ao estudarmos a genealogia de Jesus, que de acordo com o Evangelista Mateus começa com Abraão, ficamos maravilhados de como Deus dirigiu a história para cumprir a Sua Promessa, sem desrespeitar a liberdade dos homens. Ele é o Senhor da História e Seus planos não podem ser frustrados.
O escritor bíblico, desde Mateus 1:2, usa o verbo gerar para falar dos ancestrais de Jesus. “Abraão gerou Isaque, e Isaque gerou a Jacó” e assim vai. Mas, quando Mateus vai narrar o nascimento de Jesus, o verbo gerar não é usado. Jesus não teve pai humano.
Jesus veio ao mundo como Deus em forma humana. Ele foi filho de Maria, a esposa de José. Como homem, ele entende as necessidades humanas, as suas e as minhas. E como Deus, Ele pode supri-las todas. Creia nEle.
No Antigo Testamento Deus era por nós. No Novo Testamento, é Deus conosco: Emanuel. Mas, por meio de Seu Espírito Santo, podemos ir além. Teremos Deus em nós, em nosso ser interior, em nossa mente, em nosso continente emocional.
É com tal consciência que precisamos celebrar o Natal. A mensagem do Natal é a de que nós podemos ir além na arte de fazer o bem. Que o nosso coração se transforme em uma humilde manjedoura onde Ele possa nascer e com Sua Luz nos abençoar. E abençoados, também abençoaremos os outros. Porque só assim teremos não apenas um Feliz Natal, mas Um Ano verdadeiramente Novo.
Pastor Washington Roberto Nascimento.