Esperei com paciência no Senhor
Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o SENHOR. Ele se inclinou para mim e
ouviu o meu pedido de socorro (Sl. 40:1).
Uma das lições mais difíceis de se aprender é esperar. Ninguém gosta de esperar. As pessoas querem as coisas já, imediatamente.
O salmista nos surpreende dizendo que ele não apenas esperou, mas esperou pacientemente pelo Senhor.
No texto hebraico original o verbo esperar - קָוָה (kavah) - aparece duas vezes: “esperei, esperei....” Dando uma ideia de ação repetitiva, continuada.
Ele esperou pelo tempo de Deus agir em seu favor. Ele compreende que o seu tempo não é o tempo de Deus, por isso, ele esperou, esperou...até que Deus decidisse agir de acordo com sua soberana vontade, poder, amor e sabedoria.
Só aquele que crê em um Deus bom e soberano sobre tudo e todos, espera, espera...pacientemente por Ele.
Aquele que espera com paciência no Senhor entende o valor do tempo certo de falar ou agir.
Cada coisa tem o seu tempo (Ec. 3). Pensar vem antes de falar. Pensar vem antes de agir. A inversão dessa ordem traz danos, muitas vezes, irreparáveis.
Quem tem fé em Deus, tem, também, esperança. Confia na eficiência de Deus e se coloca como uma luva em Suas Mãos, para que o seu falar, agir e reagir estejam sob a égide do Seu Espírito.
Aqueles que não esperam no Senhor, falam e fazem coisas precipitadamente. Ferem não apenas a si mesmos, mas aos outros e também a Deus.
Esperar com paciência no Senhor em tempos de trevas não é tarefa fácil. Contudo, é algo que não apenas podemos aprender, mas precisamos. O escritor bíblico parece ter aprendido. E, com certeza, foi recompensado. O antropomorfismo usado por ele não deixa dúvidas.
O Senhor se inclinou para mim e ouviu o meu clamor depois que esperei, esperei, esperei...por Ele.
Pastor Washington Roberto Nascimento.