Independência
“Sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).
Não gostamos de ouvir isto. Queremos poder fazer tudo e qualquer coisa sem ajuda ou permissão de quem quer que seja. Não queremos ser dependentes. Queremos a independência total e irrestrita.
As crianças querem ser adolescentes. Os adolescentes querem ser jovens. Todos sonham com independência absoluta. Há várias mulheres que querem independência de seus maridos. Há filhos e filhas pleiteando por independência de seus pais. O cidadão quer ser totalmente independente do Estado. Abaixo o Estado babysitter. Abaixo o Estado babá.
Porém a vida espiritual é totalmente diferente da vida financeira e emocional. Financeiramente é bom que as pessoas sejam independentes. Emocionalmente, também. Mas espiritualmente não. Só quando compreendemos que dependemos totalmente de Deus é que começamos, verdadeiramente, a ser felizes.
No Reino de Deus, na Igreja de Cristo, só vivemos bem, em comunhão genuína, quando temos plena consciência de nossa dependência do Senhor e do próximo. Preciso de Deus. Necessito de meu irmão e de minha irmã. Sem eles não posso caminhar.
A dependência do Eterno me leva a ler e meditar em sua Palavra. Buscar a sua face em oração. Ir a sua casa, para ali encontrar os meus irmãos dos quais dependo para amar e ser amado, ajudar e ser ajudado, perdoar e ser perdoado, e trabalhar, de mãos dadas, na expansão do Reino de Deus.
Oh, quanta humildade se requer para reconhecer que sem Jesus nada, coisa alguma, podemos fazer! A nossa salvação depende desta confissão: “Senhor, eu dependo totalmente de ti”.
Pastor Washington Roberto Nascimento