O maior de todos os bens

Data publicação 08/02/2012

“A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor; não tenho outro bem além de ti” (Salmo 16:2).

Vivemos num mundo que importa e exporta bens. Há nações que exportam tecnologia e importam matérias primas. Há outras que fazem exatamente o contrário: exportam matérias primas e importam tecnologia.

Há países cujos bens mais importantes são conhecidos como commodities: petróleo, ferro, grãos em geral, gado, ouro etc. Há outros cujos bens mais conhecidos são os tecnológicos.

O Brasil é conhecido não apenas por seus produtos in natura, ou extração mineral, ou seja, commodities, mas também por sua tecnologia. Temos petróleo, minerais, gado, rios e temos também tecnologia que produz aviões, carros e muitos outros bens.

A economia brasileira é a sexta no ranque das nações quando consideramos o PIB – Produto interno bruto.  Isto significa que só  cinco nações no mundo  produzem mais riquezas, ou bens que o Brasil: Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França.

Um país pode ser rico, mas o povo pobre.  Há estados e cidades ricas. Grande produção de petróleo e outros bens, mas cheias de favelas, escolas sem estruturas e sem bons professores, hospitais sem leitos, esgoto sem tratamento, ruas sem pavimentação, violência, drogas e misérias.

Para milhões de brasileiros a última moda não vem de Orlando, Nova York, Paris, nem de Milão, vem da Etiópia. Há desnutrição, há doenças, há analfabetismo. As mazelas são incontáveis.

Há lares na mesma condição. Alguns têm tecnologia, bens materiais de última geração, mas os seus habitantes vivem em grande miséria espiritual: não há amor, comunicação, calor humano, ternura.

Não apenas a terra está gritando por socorro, os seus habitantes também. Eles precisam de um bem mais valioso que o ouro, mais importante que o petróleo. Eles precisam de Jesus, de seus ensinos, de sua ética, de seu exemplo e sua salvação.

Todos os bens produzidos pelas nações e pelos quais elas fazem guerra, são efêmeros. Todos os bens materiais e tecnológicos pelos quais os lares se angustiam e também brigam são vaidade.

É tempo de reconhecer que não temos outro bem além de Jesus. Tudo que temos de bom vem dele e de seus ensinamentos. É isto que queremos exportar para todas as nações. E isto faremos quando amarmos missões mundiais.

Pastor Washington Roberto Nascimento.