O Mais Excelente dos Dons

Data publicação 28/12/2012

O Mais Excelente dos Dons

“Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente” (I Coríntios 12:31).

Em sua primeira carta a Igreja em Corinto o apóstolo Paulo escreveu uma das mais lindas páginas da literatura mundial. O capítulo treze desta epístola é uma pérola. Ele trata da excelência do amor em nossas vidas, em nossos relacionamentos.

A Igreja de Corinto estava cheia de problemas. Havia grupinhos, imoralidade, maledicência e até mesmo quem falasse mal do apóstolo Paulo. A despeito de todas estas mazelas, a Igreja se achava a tal. Eles pensavam que falar línguas fosse o máximo. O apóstolo chegou a dizer-lhes que dava graças a Deus porque falava mais línguas do que todos, porém, ele preferia não falar em línguas quando estava em culto entre eles.

A solução para todos os problemas daquela Igreja estava, de acordo com o ensino apostólico, numa simples palavra composta de apenas quatro letras: Amor. Não seria esta, também, a receita para todos os males que nos atormentam?

O amor a Deus e ao próximo: eis a chave para a felicidade no lar, igreja, trabalho e escola. Eu me pergunto o que será que nos impede de acolhermos isto como a resposta para a nossa maior necessidade?

Precisamos perdoar mais, ouvir mais, compreender mais, contribuir mais, evangelizar mais...Parece que a resposta à tudo isto é tão fácil e simples que recusamos ouvi-la.

Com efeito, uma das mais profundas declarações bíblicas diz: Deus é amor. Não será Ele a fonte onde precisamos estar a encher os nossos cântaros?

Pastor Washington Roberto Nascimento.