Há pessoas que não sabem perdoar. Há outras que não sabem pedir perdão. Que triste! Sem perdão não há cura. Sem perdão não há salvação, não há futuro, nem para o indivíduo, nem para a família, nem para a nação.
Uma das mais importantes lições que a Cruz de Cristo nos traz é sobre o perdão. A Bíblia apresenta um Deus que perdoa as nossas ofensas e espera que façamos o mesmo com quem nos têm ofendido.
Jesus, na Cruz, nos ensina a perdoar ao invés de procurar vingança, ou alimentar o ódio. O Apóstolo Paulo ensina que a vingança não pertence a nós. Ela pertence a Deus que a todos julga com justiça. É Ele quem cuida das nossas causas. Ele, na Cruz, através de Seu Filho, nos ensina a vencer o mal com o bem (Rm. 12:19, 21). Ele nos ensina a perdoar.
O Apóstolo Pedro também falou sobre o sofrimento de Jesus na Cruz e sobre o Seu perdão. Ele, Jesus, passou por toda sorte de sofrimento: rejeição na família, discriminação em sua comunidade religiosa, traição, julgamento injusto por parte das autoridades. Jesus sofreu ódio, humilhação física e psicológica de toda sorte. Com Ele aprendemos como reagir no dia mal. Ele foi xingado com tudo que é nome, mas não reagiu. Sofreu em silêncio, sem revidar. Deixou tudo nas Mãos de Deus, o Seu Pai, para acertar as contas com aqueles que lhe feriram (I Pd. 2:21-24).
Na verdade, Jesus foi além quando o assunto é perdão. Ele intercedeu pelos seus adversários. Ele orou dizendo: Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.
A ignorância tem causado muitos males à pessoas, famílias, igrejas, escolas, empresas e nações.
Há pais que ferem seus filhos por causa da ignorância. Há filhos que ferem os pais pelos mesmos motivos. Quantos casais se destruindo por causa da ignorância! Pensam que estão fazendo o certo, mas estão fazendo o errado.
O Apóstolo Paulo disse que foi agressivo, intolerante, arrogante, tudo isso por causa de sua ignorância (I Tm. 1:13). Mas, Deus foi paciente com ele. Foi por causa da paciência de Deus que ele alcançou misericórdia e salvação.
Que bom saber que Jesus orou pelos ignorantes! Ele orou por aqueles que o rejeitaram. Ele orou por nós também (Jo. 17:20). Não basta reconhecer a ignorância dos outros. Precisamos reconhecer a nossa, para recebermos o perdão de Deus.
Como seria bom caso reconhecêssemos nossa ignorância e todo o mal que cometemos por causa dela! Como seria bom caso abríssemos o coração para receber o perdão que Jesus oferece na cruz! Quem sabe assim seríamos curados, e pudéssemos, nós, também, perdoar a quem nos têm ofendido.
Não há futuro feliz para nós, nem para os nossos lares e igrejas, sem perdão. Só com perdão conheceremos a felicidade.
Pastor Washington Roberto Nascimento.