Por um prato de lentilhas
“E Jacó deu a Esaú pão e o guisado de lentilhas. Ele comeu e bebeu, e então se levantou e saiu. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura” (Gênesis 25:34).
Hoje vamos falar de dois irmãos: Jacó e Esaú. Dois homens. Dois seres humanos. Eles são diferentes completamente. Esaú é temido por Jacó. Ele é esportista, caçador, combativo, guerreiro. Ele é carnal.
Na verdade hoje vamos nos concentrar em Esaú. Ele representa o homem secularizado. Ele tem fome, mas não das coisas de Deus. Ele tem fome, mas não da bênção. Ele quer alimentar a carne, não o espírito. Ele quer resolver o problema do corpo, mas não o da alma. Ele se preocupa com o físico, não com o metafísico.
O comportamento de Esaú levanta algumas questões. Qual o significado da venda da bênção? Por que um homem venderia uma bênção? Por que alguém trocaria uma bênção por um prato de comida? Quem é este homem? Qual a relação dele com o homem de hoje? O que significa um prato de lentilhas?
O prato de lentilhas representa as coisas materiais. O carro, o dinheiro no banco, o restaurante, os banquetes, as coisas materiais. Tudo aquilo que traz prazer para o corpo, à carne.
Há pessoas que vivem para conseguir um prato de lentilhas. Elas sacrificam o tempo com Deus, a oração, a leitura bíblica, o culto na Igreja, o culto na casa de um irmão, o tempo com a família.
O homem secularizado trabalha, trabalha e trabalha. Quando o feriado chega, ou o domingo, ele continua sem tempo para Deus. Ele vive em função do prato de lentilhas. Ele vende e troca tudo por um prato de lentilhas.
Este homem não quer morrer com dignidade. Ele prefere viver sem dignidade desde que tenha um prato de lentilhas.
A todo o tempo a este homem se lhe é oferecido à bênção ou um prato de lentilhas. Mas ele sempre diz: de que me serviria à bênção? Ele não vê nenhum proveito nas coisas espirituais, apenas nas coisas materiais.
Ele é um estúpido, um bárbaro, um idiota. Mas ele não sabe o que é. Pensa ser o que nunca foi: inteligente, elegante, sábio. Ele despreza o que é eterno, em face do que é apenas temporário. Ele vive para o hic et nunc, o aqui e agora.
Que tipo de ser humano é você? Será que você é Esaú? Será que você tem sacrificado tudo por um prato de lentilhas? Chegará, então, o momento em que para tal homem só restará o grito de amargura por escolhas mal feitas. Ele não terá parte na bênção. Nada poderá ser feito por ele. Ele sentirá, então, náuseas. Sua vontade será a de vômito do prato de lentilhas. Mas nem isto lhe será dado.
Será que não existe um Esaú dentro de você?
Pastor Washington Roberto Nascimento