Provem e vejam que o Senhor é bom

Data publicação 03/02/2022

Provem e vejam que o Senhor é bom

Pastor Washington Roberto Nascimento

Provem e vejam que o Senhor é bom. Feliz aquele que nele tem fé (Sl. 34:8).

A Bíblia nos ensina que podemos conhecer a Deus através da experiência, da razão e da fé.

O conhecimento através da experiência envolve, principalmente, os nossos sentidos: a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar.

O apóstolo João fala sobre o conhecimento que ele tinha de Jesus com base no que ele viu com os seus olhos, ouviu com os seus ouvidos, tocou com suas mãos (I Jo. 1:1-3). Com base em sua experiência, João ensinou que Jesus era o verbo e que o verbo estava com Deus e que o verbo era Deus, a Vida Eterna (Jo. 1:1).

Sem dúvida, o conhecimento que temos a partir de nossa experiência tem uma base sólida. Aquele que já comeu mel, sabe que ele é doce.

A Bíblia nos ensina, também, que o uso da razão, da inteligência é muito importante para o conhecimento de Deus.

No caminho de Emaús, Jesus explicou para os seus discípulos as Escrituras (Lc. 24:27). No caminho que desce de Jerusalém para Gaza, Felipe perguntou para um homem se ele entendia o que estava lendo (At. 8:26-30). O apóstolo Paulo ensina a Igreja de Corinto que precisamos louvar e orar com espírito e com entendimento (I Co. 14:15). Jesus nos ensina a amar a Deus com todo o nosso entendimento (Mt. 22:37; Mc. 12:30; Lc. 10:27). Todos esses textos têm um apelo ao conhecimento de Deus com uso da razão, da mente, da inteligência.

Sem dúvida, o conhecimento que temos a partir da razão, da mente tem uma base sólida. A Bíblia foi dada a nós para ser lida e entendida e, para tanto, o uso da inteligência é fundamental.

Finalmente, a Bíblia, também, ensina sobre o conhecimento de Deus por meio da fé. A fé é algo metafísico, transcendental. Seu entendimento demanda sentidos espirituais, sensibilidade espiritual, olhos e ouvidos espirituais, ao invés de apenas materiais.

Sem prejuízo da experiência sensorial ou do exercício racional, a fé vai além.

A fé não está apoiada em provas materiais, físicas. Ela é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem (Hb. 11:1). A fé não descansa nos prazeres dos sentidos: daquilo que se pode ver com base na visão; daquilo que se pode ouvir com base na audição; etc. A fé não descansa na lógica da razão, das leis, da ética. Por mais interessantes e ricas que todas essas experiências sensoriais e racionais possam produzir, a fé é transcendental, metafísica, espiritual.

A experiência sensorial deve estar subordinada a experiência racional e ambas precisam estar subordinadas a experiência de fé.

Feliz é a pessoa que tem fé em Deus (Sl. 34:8). A experiência da fé no Cristo de Deus nos liberta do tédio da rotina, da ansiedade, do desespero em face de tantas coisas ininteligíveis, desconexas, sufocantes, revoltantes e absurdas diante de nossos sentidos e razão.

Não vemos o ar, mas sabemos que ele existe. A fé no Logos Eterno, Criador de toda a criação, a causa não causada, a causa primária de tudo e todos, mesmo sem vê-lo fisicamente, cremos no Seu amor por nós do qual coisa alguma nos separará. O experimentamos pela fé em nosso ser interior, em nosso espírito.

Mesmo sem compreendermos tudo, devido as nossas limitações, cremos que a vida só faz sentido com Ele, de acordo com o ensino das Escrituras.

Sem a luz de Sua Palavra, do Cristo de Deus, estamos nas trevas, condenados a uma existência desprovida de significado, no caminho da violência, da revolta, do homicídio e suicídio, da morte.

Ao longo de nossa vida, temos provado e visto, de todas as maneiras possíveis – da experiência, da razão e da fé – em e por meio de nosso Senhor Jesus Cristo e de Sua Palavra, que Deus é bom e feliz é a pessoa que nele tem fé e pela fé vive (Sl. 34:8).

Pastor Washington Roberto Nascimento