Seguindo em direção ao alvo
Pastor Washington Roberto Nascimento
Não penso que já tenha alcançado o alvo, mas esquecendo-me das coisas que para trás ficam, eu avanço para a meta de minha vida, pois para isso fui chamado e alcançado por Deus em Cristo Jesus (Fp. 3:12-14).
O apóstolo Paulo fala sobre a importância de olhar para frente, abandonar o passado de fracassos, de culpa e do sentimento de culpa, a fim de experimentar uma vida plena em Cristo Jesus. Tê-lo como o alvo.
Nosso objetivo final precisa ser conhecer a Cristo Jesus, não apenas saber sobre ele intelectualmente, mas andar com ele, colocar em prática os seus ensinos e assim experimentar o poder transformador de sua palavra.
Depois de seu encontro com Jesus, Saulo se transformou em Paulo. O perseguidor passou a ser perseguido; o que matava por causa da lei e da religião, movido por ódio, agora estava pronto para morrer por causa do conhecimento de Deus alcançado através da revelação de Cristo, da sua graça e amor.
O apóstolo Paulo suportou muitas dificuldades, e assim acontece com todo aquele que entrega sua vida a Jesus, e o recebe como Salvador e Mestre.
Os problemas não nos afastam de Cristo, ao invés disso eles nos aproximam ainda mais dele. Quanto mais o conhecemos, mais queremos conhecê-lo e segui-lo, mais queremos nos tornar semelhantes a ele.
Essa ideia de ter como alvo a estatura de Cristo requer humildade e sabedoria, e pode ser apresentada com diferentes palavras: imaturo versus maduro; incompleto versus completo; destruído versus construído; criança versus adulto.
Cristo havia tomado posse de Paulo e agora o objetivo de Paulo era tomar posse de tudo o que ele tinha em Cristo. O mesmo precisa acontecer comigo e com você.
Paulo estava não mais no caminho de Damaso, mas da cruz, de conhecer o amor de Deus revelado em Cristo e por Cristo.
Paulo sabia que havia muito para aprender. Com isso em mente, ele deixou de lado tudo o que havia no passado que podia detê-lo ou distraí-lo. Ele deixou de lado coisas que eram uma fonte de soberba, e deixou de lado, também, as lembranças de pecados passados que poderiam roubar a sua alegria em Cristo. E com toda a sua vontade e força ele estabeleceu como alvo conhecer a Jesus Cristo, andar com ele, viver com ele e para ele. Que esse seja também o seu e o meu alvo para 2024. Um forte abraço.