UMA CHANCE DE OURO
(Marcos 10:17-22)
Há chances que não se repetem. Caso você perca uma, acabou. Nunca mais terá outra. Há vários tipos de chances ou oportunidades. Há algumas que são acadêmicas, há outras que são profissionais, e há também as emocionais ou românticas.
Hoje gostaria de falar um pouco sobre uma chance espiritual. Uma chance de ouro.
A Bíblia fala de uma pessoa que foi a Jesus. Ela encontrou-se com o maior dos mestres. Ela teve a oportunidade de conversar com o filho de Deus, e de lhe fazer uma pergunta.
A pessoa era jovem. O jovem chama a nossa atenção. Nós não sabemos o que ele será. Poderá ser o prefeito de uma cidade, ou o governador, ou o presidente da república. Quem sabe um juiz, ou um brilhante professor, um missionário, talvez. Este mistério em torno do jovem é que nos fascina. A Bíblia diz que um jovem foi a Jesus. O evangelista Mateus diz isto literalmente (Mateus 19:16).
O jovem era ardoroso. Ele foi correndo para Jesus. Ele sabia que o Senhor não podia perder tempo. Nem ele, também, tinha tempo para perder. Ele sabia que Jesus não tinha todo o tempo do mundo.
O moço foi reverente. Ele se ajoelhou diante de Jesus. Quantas pessoas já perderam todo o respeito para com Jesus, sua Palavra e sua Igreja.
O moço de nosso texto bíblico tinha virtudes. Ele não havia adulterado, matado, dado falso testemunho, defraudado a alguém e nem tão pouco dado falso testemunho. Ele honrava seus pais. Ele era melhor do que muita gente em nossas igrejas. Caso este moço aparecesse em nosso meio hoje, seria batizado imediatamente.
Jesus o olha e percebe que lhe falta algo. “Falta-te uma coisa”, disse-lhe Jesus. Ele amava mais as riquezas do que a Deus. Ele amava mais o ter do que o ser. Ele se importava mais com os bens materiais do que com as relações humanas. O mestre vê o que há em nosso coração e não apenas em nosso exterior. O moço perdeu a melhor chance de sua vida: a oportunidade de seguir a Jesus. Ele não quis obedecer ao Mestre. Ele não seguiu a orientação de Jesus. Ele não disse sim para Deus.
Ainda hoje é assim. Há muitos que perdem chances de ouro. Quantos têm uma oportunidade de servir a Deus em seu reino, no seio de sua igreja, mas deixam a chance passar. Durante este novo ano aproveite todas as oportunidades para ser aquilo que Deus quer que você seja.
Para servir a Deus precisamos, muitas vezes, renunciar as nós mesmos, aos nossos caprichos, vaidades, orgulho, etc. Há lugar na sua vida para Deus neste ano que se inicia?
Não perca nenhuma chance de servir ao Senhor hoje, aqui e agora. Amanhã pode ser muito tarde. Faça a diferença na vida de alguém. Diga sim para Jesus. Seja uma bênção em 2012.
Pastor Washington Roberto Nascimento