Uma oração por avivamento
Pastor Washington Roberto Nascimento
“Aviva, ó Senhor, a tua obra, lembra-te da misericórdia” (Hc. 3:2).
O Profeta Habacuque apresenta-nos uma oração por um avivamento espiritual. Ele pede que o Senhor não deixe a Sua obra morrer. Ele suplica por misericórdia.
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. As Suas misericórdias não têm fim (Lm. 3:22).
Avivamento não é uma simples explosão de emoção ou choro, mas é mudança de comportamento com alicerce no conhecimento do Senhor à luz de Sua Palavra.
Há quinhentos e cinco anos, no dia 31 de outubro, Martinho Lutero pregou 95 teses na porta da igreja em Wittenberg, Alemanha, e deu início a um movimento que abalou a Europa e o mundo.
Ele percebeu que a Igreja de Jesus Cristo estava doente: vendendo perdão, prisioneira das tradições dos homens, distante dos ensinos da Palavra de Deus. Precisava de cura, de avivamento.
É claro que além disso: das 95 teses de Lutero, muitas outras coisas contribuíram para que a Reforma Protestante – o avivamento - acontecesse.
Todos os estudiosos cristãos da história do Cristianismo reconhecem que Deus usou Lutero de uma maneira especial, incendiando o seu coração e mente, para iniciar um avivamento do cristianismo em seu tempo.
Para Lutero e outros reformadores do século 16, o avivamento que veio a ser chamado de Reforma Protestante foi baseado em cinco princípios bíblicos importantíssimos que estavam sepultados naquele tempo:
1º - A verdadeira fé cristã é baseada somente nas Escrituras; 2º - Há salvação somente em Cristo; 3º - Somente pela graça somos salvos e não pelas obras; 4º - Só por meio da fé somos salvos; 5º - Tudo é só para glória de Deus. Esses cinco pontos resumem os princípios-chave da Reforma Protestante.
Que o estudo desses ensinamentos bíblicos que foram redescobertos há mais de 500 anos, possa fortalecer e incendiar o nosso coração, nos transformando em agentes de um novo avivamento onde quer que Deus nos tenha colocado.
Que a nossa oração seja semelhante a do Profeta de Deus: Aviva, Senhor, a Tua obra, o Teu Povo, a Tua Igreja, tenha misericórdia de nós em nome de Jesus. Amém!