As 5 solas na reforma protestante
As solas são conhecidas como um conjunto de princípios que resumem as ideias fundamentais da Reforma Protestante que neste mês completa 506 anos.
Sola é uma palavra em latim que significa: somente. Ela se encontra presente em frases que marcaram o início da reforma protestante e que mudaram para sempre a história do cristianismo.
Elas não foram escritas por Lutero nem por Calvino nem por qualquer outro reformador. Sugiram nos séculos XIX e XX e são um resumo quíntuplo do que é conhecido como teologia reformada.
Sola Scriptura afirma que apenas a Bíblia deve ser tratada como a autoridade final e confiável em todas as questões relacionadas a Deus, a fé e a vida cristã (II Tm. 3:16-17; II Pd. 1:20-21; Jo. 5:39).
Sola fide e sola gratia afirmam que somente pela fé na graça de Deus, revelada em Cristo Jesus, é que somos salvos e não pela lei, ou pelas obras, ou por nós mesmos (Ef. 2:8; Rm. 3:20-22).
Solus Christus afirma que somente por meio de Cristo Jesus, o único mediador entre Deus e os homens, é que somos salvos (I Tm. 2:5; At. 4:12).
Soli Deo gloria afirma que toda a glória (e louvor) pertence a Deus e somente a ele deve ser dada a glória por meio de Cristo Jesus, o seu filho, por tudo que ele é e faz (I Pd. 4:11; Rm. 11:33-36).
As solas no protestantismo destacam a excelência da Palavra de Deus; a suficiência da obra de Cristo Jesus; o incomparável amor do Senhor que nos salva por meio da fé na graça revelada por seu filho, e a grandeza da glória do Senhor na criação, sustentação e salvação.
As solas também contrastam com os ensinamentos que reinavam naquele tempo. Elas foram luz de Deus em um mundo em trevas. Elas resumem, de forma objetiva e clara, o evangelho bíblico. Devemos defendê-las, ensiná-las, celebrá-las e vive-las.
Que as chamas da reforma jamais se apaguem dentro de nós e no seio da Igreja de Cristo!
Pastor Washington Roberto Nascimento.