A importância de amar a si mesmo
Pastor Washington Roberto Nascimento
Introdução
O amor é a coisa mais importante em nossa vida, em nossas relações. Sem amor nossa vida não tem sentido, é insuportável.
Hoje vamos apresentar algumas razões porque amar a si mesmo é importante.
1. Amar a si mesmo é um ensino bíblico.
O ensino sobre amar a si mesmo encontra-se nos lábios Jesus de acordo com os evangelistas Marcos (Mc. 12:28-31), Mateus (Mt. 22:35-40) e Lucas (Lc. 10:25-28).
Há outros textos bíblicos que ensinam a mesma coisa. Em Provérbios 19:8, nós lemos:
“O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem” (Pv. 19:8).
2. Amar a Deus, ao próximo e a si mesmo é algo interdependente
Esse ensino bíblico no permite falar da interdependência das três expressões de amor nos textos citados acima: Amor a Deus, ao próximo e a si mesmo.
As expressões de amor estão relacionadas, têm dependência mútua.
Na Carta I João 4:10, nós lemos:
“Se alguém diz: Eu amo a Deus, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê’ (I Jo. 4:10).
O ensino acima traz um princípio de interpretação bíblica aplicável, também, na outras relações como:
1. Se alguém diz que ama a Deus, mas odeia a si mesmo, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar a si mesmo, a quem vê.
2. Se alguém diz que ama ao próximo, mas odeia a si mesmo, é mentiroso. Pois ninguém pode amar ao próximo, a quem vê, se não amar a si mesmo, a quem vê também.
O amor saudável a Deus gera, automaticamente, amor saudável ao próximo e a si mesmo. Amor doente a Deus gera amor doente ao próximo e a si mesmo. Amor doente não é amor. É pseudoamor.
Pensemos no átomo como uma ilustração do ensino: a tríplice expressão do amor na Bíblia: a Deus, ao próximo e a si mesmo. O átomo é composto de três partículas: próton, nêutron e elétron. Não existe átomo sem uma das partículas. Da mesma forma, não existe tríplice amor; a Deus, ao próximo e a si mesmo, caso falte um.
Outro exemplo é a água que tem dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Para formar uma molécula de água nós precisamos de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Caso falte um átomo nós não temos uma molécula de água.
3. Amar a si mesmo é importante para uma vida de gratidão a Deus porque Ele nos criou
3.1. No Salmo 8, o escritor diz que Deus fez o homem um pouco menor que os anjos e que de glória e honra o coroou (Sl. 8:5). Este é um salmo de louvor, de gratidão. Na Bíblia Hebraica somos informados que é um mizmor - מִזְמוֹר – Isso significa dizer que é um poema cantado com instrumentos musicais.
3.2. No Salmo 139:14, está escrito: Eu te louvarei porque fui feito de maneira notável e maravilhosa. Maravilhosas são as tuas obras e eu sei disso muito bem” (Sl. 139:14).
4. Amar a si mesmo não significa ignorar os nossos erros
Deus nos amou sendo nós ainda pecadores (Rm. 5:8).
5. Amar a si mesmo é possível quando olhamos para Jesus e ouvimos a Sua Palavra
5.1. Hebreus 12:2
“Conservamos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoamento” (Hb. 12:2).
5.2. Mateus 28:30
“Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas cargas pesadas, e eu lhes darei descanso” (Mt. 11:28).
5.3. Jeremias 18:6
“Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel, diz o Senhor" (Jr. 18:6).
6. Amar a si mesmo nos permite avançar no caminho
6.1. Filipenses 3:12-13
“Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus”.
“É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente” (Fp. 3:12-13).
6.2. Romanos 8:37
"Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou” (Rm 8:37).
Conclusão
Em síntese, chegamos ao final afirmando que amar a si mesmo é importante porque:
Está na Bíblia;
Está intimamente relacionado com o nosso amor a Deus;
Está intimamente relacionado com o nosso amor ao próximo;
Está intimamente relacionado com uma vida de gratidão e louvor;
Está intimamente relacionado com uma atitude positiva em relação aos erros cometidos;
Está intimamente relacionado com avançar no caminho da existência, da vida, de uma forma positiva, saudável e vitoriosa em Cristo, por Cristo e para Cristo.