A luta espiritual

Data publicação 23/09/2022

A luta espiritual 

Pastor Washington Roberto Nascimento

Gálatas 5:17 – tradução própria com base no texto grego original.

A carne, pois, deseja - ἐπιθυμέω – (lê-se: epithuméo – desejar ardentemente algo – cobiçar) – contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, e esses são opostos - ἀντίκειμαι – (lê-se: antíqueimai – ser oposto, antagônico, lutar contra, se opor) – irreconciliáveis, para que vocês não façam as coisas que deveriam fazer.

A luta espiritual é uma realidade. A Bíblia fala sobre ela de Gênesis a Apocalipse. Podemos vê-la, não apenas nas páginas das Escrituras, mas, também, em nosso dia a dia.

Vivemos uma guerra espiritual diária. Ela é real e está presente em nossas interações cotidianas, às vezes de maneira velada, mas também de forma escancarada. Precisamos orar e vigiar, para não perdermos essa batalha, de acordo com as palavras de Jesus: “Vigiem e orem para que não cedam à tentação, pois o espírito está disposto, mas a carne é fraca” (Mt. 26:41).

A Bíblia fala de uma tríade inimiga: o Diabo, o mundo e as nossas inclinações pecaminosas (I Pd. 5:8; I Jo. 2:15; Gl. 5:17).

Em Gálatas 5:17, nossas inclinações pecaminosas são chamadas de obras da carne. Elas lutam dentro de nós contra o Espírito de Deus que habita em nós. Seus desejos são opostos.

As obras da carne têm sua gênese em nosso pensamento, sentimento, desejo. É dentro de nós que surge o mal, lá, dentro de nosso coração, mente, é que o mal é concebido até se exteriorizar em uma ação destruidora a curto, médio ou longo prazo; em nossa vida e na vida de nosso próximo (Mc. 7:21-23; Jr. 17:9). 

Nossas inclinações pecaminosas, isto é, a nossa natureza pecaminosa vai minando lentamente o propósito de Deus para as nossas vidas e as nossas famílias. Daí a relevância da exortação de Jesus – vigiem e orem (Mt. 26:41); e do conselho do apóstolo Paulo: andem em Espírito (Gl. 5:16).

Somos livres para escolhermos nos submeter a nossa própria vontade (pecaminosa), ou nos submetermos a vontade do Espírito de Deus. Deus pode e quer nos ajudar na escolha certa por meio de Sua Palavra, de Seu Santo Espírito, e da oração.

A Bíblia fala das armas poderosas de Deus para termos vitórias em nossas lutas espirituais diárias (Gl. 5:16-26; Ef. 6:10-19).

Todas armas de Deus para a nossa vitória estão a nossa disposição, mas não somos obrigados a fazermos uso delas. Mas quando reconhecemos e confessamos, humildemente, para Deus que não temos condições em nós mesmo para vencermos a Batalha, que precisamos de Sua Graça e de Seu poder que se aperfeiçoa em nossa fraqueza, então temos a vitória em Cristo Jesus, por Sua Graça, pelo Poder de Seu Espírito.

E é assim, por Sua Graça e pelo Poder de Seu Espírito, que procuramos viver, a cada dia, uma vida de oração e de estudo bíblico.

Precisamos parar de dizer que não podemos fazer o bem por causa do mal que há em nós. Precisamos inverter isso e começar dizer: não podemos fazer o mal por causa do bem que há em nós.

A oração e a Palavra de Deus são alimentos para o nosso ser interior. E assim vivendo, diariamente, vamos nos enchendo de Seu Espirito que nos conduz a uma vida de vitórias em nossas batalhas espirituais, e assim é que seremos felizes e faremos outros também felizes, no tempo e na eternidade.