Aquele que crê fará ainda obras maiores

Data publicação 05/06/2019

Aquele que crê fará ainda obras maiores

Uma breve reflexão em João 14:12.

“Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai”.

Ἀμὴν ἀμὴν λέγω ὑμῖν, ὁ πιστεύων εἰς ἐμὲ τὰ ἔργα ἃ ἐγὼ ποιῶ κἀκεῖνος ποιήσει καὶ μείζονα τούτων ποιήσει, ὅτι ἐγὼ πρὸς τὸν πατέρα πορεύομαι·

Trata-se, em primeiro lugar, de uma palavra de encorajamento. Jesus disse aos seus discípulos que aquele que nele cresse seria capacitado a fazer maiores obras do que ele, Jesus, havia feito. Tal palavra de encorajamento se fazia necessária devido:

1. A tristeza dos apóstolos diante da ausência anunciada por Jesus (Jo. 14:1-3);

2. Os apóstolos se sentiam sem poder algum em face da iminente ausência de Jesus;

3. Os apóstolos estavam com medo;

4. Os apóstolos estavam possuídos por um sentimento de fracasso;

5. Tal palavra de encorajamento dá ênfase a fé: ὁ πιστεύων – o que crê – o que tem fé, o crente (verbo no particípio, nominativo – que indicia o sujeito da oração).  Esta palavra vem do verbo πιστεύω de onde temos, também, o substantivo fé: πίστις. Esta palavra - Crer - aparece cerca de cem vezes no Evangelho de João (Veja algumas referências como exemplo: João 1: 7, 12; 2:11, 22; 3:12, 15, 16; 4:21, 42, 48; 5:38, 44, 47; 6:29, 30, 36, 64; 7: 5, 39; 8:45, 46; 9:18, 35, 36, 38; 10:26, 37, 38; 11:15, 27, 40, 42, 48; 12:36, 12:39, 47; 13:19; 14: 1, 14:11, 12, 14:29; 16:30, 31; 17:20, 21; 19:35; 20:25, 20:31 etc). Esta é uma palavra chave para se entender o Evangelho de João. Assim sendo, a palavra de Jesus: “aquele que crê em mim fará obras ‘maiores’ que eu faço”, tem como propósito despertar a fé, a fidelidade, naqueles que o ouvem. Que nós, hoje, aqui e agora, possamos, também, ser alcançados por tal palavra, por tal desafio.

Em segundo lugar, podemos dizer que a palavra de Jesus: “fará obras ‘maiores’ que eu faço”, deve ser entendida no sentido de:

1. Conversão de pessoas, o que só foi possível por causa do Espírito que veio substituir Jesus (Jo. 14:16-17). A missão do Espírito na vida dos discípulos é descrita dentro do contexto do versículo em estudo (Jo. 1:12,13; 16:7-14);

2. Na difusão do evangelho, com sua luz e vida, entre todos os povos, na conquista do judaísmo e do paganismo pela palavra da cruz, etc. A obra de Jesus estava circunscrita à  Palestina, mas logo depois de Sua ascensão, a história dos apóstolos (da Igreja de Cristo), e especialmente as obras de Pedro e Paulo, no sentido de conquista dos povos, foram ἔργα (= obras = substantivo plural, neutro, acusativo) de um tipo maior  - μείζονα – (adjetivo, plural, comparativo da palavra μέγας – grande) do que os milagres propriamente ditos que Jesus realizou ou que as pessoas que ele alcançou na Palestina. Hoje, as obras da Igreja de Cristo, isto é, dos crentes, através de missões, pregação, ensino e testemunho individual e coletivo, têm sido obras maiores que as obras de Jesus no sentido de difusão do Evangelho no mundo, em termos geográficos e em termos quantitativos.

Conclusão:

Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.

Tais palavras de Jesus, em síntese, não diz respeito a mais milagres notáveis. Refere-se ao trabalho mais amplo do ministério apostólico, da Igreja, sob a direção do Espírito Santo.

Estas obras mencionadas por Jesus eram de natureza superior as curas. Aquilo que foi feito por Pedro em Pentecostes, por Paulo em todo o mundo, aquilo que é efetuado por um pregador comum, um único crente, trazendo luz ao perdido nas trevas, pelo poder do Espírito Santo, isto é, esta obra de apresentar Jesus como o Salvador e Senhor dos homens, não poderia ser feito por Jesus durante sua permanência neste mundo como têm sido feito pelos crentes.

O ministério pessoal de Jesus na carne foi um ministério local. Somente sob a direção e poder do Espírito Santo, o Evangelho poderia alcançar o mundo através dos crentes. E, como a fé é fundamental em tudo isso! O que leva a Palavra precisa de nela crer, bem como aquele que a ouve. Uma fé em Cristo. Ele é o sujeito e o objeto desta fé que realiza megas obras – μείζονα ἔργα. E a Ele pertence a glória e a honra.

Pastor Washington Roberto Nascimento.