As obras da carne
Pastor Washington Roberto Nascimento
Gálatas 5:19-21
A Bíblia é um livro extraordinário, ela fala de coisas não apenas de forma geral, mas, também de maneira específica, detalhada.
O pregador ou o professor da Bíblia pode pregar um sermão ou dar uma aula sobre um livro, mas também sobre um capítulo, ou um versículo, ou sobre apenas uma palavra.
Não poucas vezes podemos viver um dilema sobre o que falar com base na Palavra de Deus. Falar sobre um tema geral ou sobre um tema específico?
Por exemplo: Entre as diversas obras da carne mencionadas na Bíblia, qual vamos escolher para pregar ou ensinar?
É impressionante a maneira como o apóstolo Paulo descreve as obras da carne em sua Carta aos Gálatas, capítulo 5, do verso 19 ao verso 21. A riqueza de detalhes é inegável, é impressionante. Esse registro bíblico é de valor enorme, pois embora a luta espiritual entre a carne e o espírito possa ser invisível, as obras da carne e os frutos do espírito são visíveis.
O apóstolo Paulo escreveu assim: Quando vocês seguem os desejos da natureza humana, os resultados são extremamente claros: ações sexuais impuras, imoralidade, lascívia (desejos desenfreados, devassidão); idolatria, feitiçaria, inimizades, discórdias (brigas), ciúmes, acessos de raiva (ira, ódio), divisões, dissensões, facções, inveja, bebedeiras, glutonarias, e outros pecados semelhantes. Repito o que disse antes: quem pratica essas coisas não herdará o reino de Deus (Gl.5:19-21).
Não é muito difícil dizer que somos pecadores diante de Deus e dos homens, mas creio que seja muito difícil, um grande desafio, enumerar os nossos pecados e pedir perdão não apenas diante de Deus, mas, também, diante dos membros da família e da igreja.
O apóstolo Paulo poderia falar das obras da carne, mas em um sentido geral, amplo. Ele, porém, fala sobre as obras da carne de maneira detalhada, nominal, específica. Ele cita 15 obras da carneç e como as citações não bastassem, o escritor bíblico acrescenta: e coisas semelhantes a essas, aqueles que as praticam, não herdaram o Reino de Deus.
A palavra herdar no texto bíblico original é: - κληρονομέω – (lê-se: kleronoméo) – e significa: herdar, desfrutar. O Reino de Deus é justiça, paz e alegria. Há muita gente que não está desfrutando dessas coisas em sua vida, em seu lar, em seus relacionamentos, por causa das obras da carne.
As obras da carne não são apenas pecados que cometemos com o nosso corpo - prostituição, adultério, bebedeiras, glutonarias. Há, também, os pecados que cometemos com a nossa mente, o nosso coração – ciúmes, inveja, ódio, inimizades, falta de temperança.
É um erro interpretarmos literalmente as obras da carne ou do corpo. Erramos quando pensamos que o mal seja a matéria, a carne, o corpo (Gl. 5:16-17; Rm. 6:17; 7:14, 18, 24; etc.). De acordo com Jesus, é de dentro do nosso coração que vem toda sorte de mal (Mc. 7:21). Este é o ensino de Deus no Antigo Testamento também: na Torah, nos Profetas e nos Escritos (Gn. 8:21; Jr. 17:9; Ec. 9:3). Precisamos de um coração (mente, ser interior) puro, para que o nosso corpo tenha luz; para que possamos ver a Deus; falar e fazer coisas boas (Mt. 5:8; Lc. 6:45).
Há pessoas que sabem contar os pecados específicos (as obras da carne) dos outros para o pastor (ou alguma outra pessoa), para a Igreja e até para Deus, mas muito raramente os seus próprios.
A vitória sobre os nossos pecados, as nossas inclinações pecaminosas, as nossas obras da carne, se encontra em reconhecermos a nossa culpa, confessar os nossos pecados, nos arrepender e pedir perdão a Deus em nome de Jesus. Quando fazemos isso, somos perdoados e purificados de todo o pecado (I Jo. 1:8-10).
Por meio de nossa fé (confiança) em Deus e no Seu amor revelado por meio de Cristo Jesus, somos justificados, declarados justos, e assim temos paz com Deus e de Deus em nossas vidas (Rm. 5:1). É assim que vencemos a luta contra as obras da carne.
Jesus nos ensina a andarmos (vivermos) em Espírito (Mt.11:28-30). Nele somos mais do que vencedores nessa luta contra as obras da carne (Rm. 8:37).