Breves Reflexões na Carta do Apóstolo Paulo aos Colossenses

Data publicação 02/10/2019

Breves Reflexões na Carta dos Apóstolo Paulo aos Colossenses

Pastor Washington Roberto Nascimento

 

PRIMEIRA REFLEXÃO

APÓSTOLO DE CRISTO JESUS

Leitura bíblica: Colossenses 1:1-2.

“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo” (Cl. 1:1).

No primeiro versículo da carta à Igreja de Colossos, Paulo se apresenta como apóstolo de Jesus. Em seu ministério ele teve que defender o seu apostolado, pois havia pessoas que o menosprezavam. Como Paulo deve ter sofrido com esta situação!

A expressão: “apóstolo de Cristo Jesus” tem ideia de posse e origem. O ministério de Paulo não pertencia à Igreja de Jerusalém, nem aos apóstolos Pedro, Tiago e João, nem a ele mesmo, mas a Jesus. Não era algo da terra, mas do céu; não era de homens, mas de Deus.

Você e eu precisamos compreender que nossa vida e ministério pertencem ao Senhor. Não desanimemos diante das dificuldades. Ele nos sustentará.

Oremos para o fortalecimento de todos os que trabalham na obra de Cristo.

 

SEGUNDA REFLEXÃO

PELA VONTADE DE DEUS

Leitura bíblica: Colossenses 1:1-4.

“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo” (Cl. 1:1).

A expressão: “Pela vontade de Deus” encerra várias lições. Ela fala muito ao meu coração. Quero fazer a vontade de Deus, mas nem sempre consigo (Rm. 7:18-24).

Para fazer a vontade de Deus precisamos negar a nós mesmos. Isto não é algo fácil, mas é possível aprender. Jesus nos ensina. No Jardim do Getsêmani, ele se ajoelhou e orou: Pai, afasta este cálice de mim, mas não seja feita a minha vontade e sim a tua” (Lc. 22:41-44).

Paulo é um apóstolo de Cristo, mas não por sua vontade, mas pela vontade de Deus.

A vontade do Senhor é boa, agradável e perfeita (Rm. 12:1-2). Quando nós a fazemos, somos abençoados e nos tornamos bênçãos para outros.

Todos os dias precisamos aprender a dizer não para nós e sim para Deus. Trata-se de um aprendizado espiritual contínuo que precisamos manter.

 

TERCEIRA REFLEXÃO

A VIDA EM CRISTO

Leitura bíblica: Colossenses 1:2.

“Aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos”.

Estamos no mundo, mas não pertencemos a ele. Nossa vida precisa estar em Cristo. Isto implica em um novo relacionamento com Deus e com o próximo.

O apóstolo Paulo estava escrevendo para uma igreja que tinha uma referência geográfica, os pés no chão, mas a cabeça estava em Cristo.

O mesmo precisa acontecer conosco. Temos um endereço aqui terra. Não devemos fugir de nossa missão aqui e agora. Para cumpri-la como sal da terra e luz do mundo, precisamos manter nossas vidas em Cristo.

Em sua oração sacerdotal, Jesus ensina que nós não somos do mundo, embora nele estejamos. Ele pede ao Pai para que não nos tire do mundo, mas que nos livre do mal (Jo. 17:14-16).

Oremos para que todos os crentes sejam uma luz no mundo.

 

QUARTA REFLEXÃO

AGRADECEMOS POR SUA VIDA

Leitura bíblica: Colossenses 1:3-8.

“Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus, orando sempre por vós” (Cl. 1:3).

Há pessoas que são motivos de alegria. Quando lembramos delas, sorrimos. O apóstolo Paulo agradecia a Deus pela vida dos crentes da cidade de Colossos. Que testemunho bonito!

Precisamos viver de tal maneira que nossa lembrança possa trazer saudade, ao invés de tristeza. Como pai, mãe, filho e filha, temos que prestar atenção em nossas palavras e ações para que elas sejam motivos de louvor e não de lágrimas.

É possível que você tenha lembranças infelizes, mas agora é tempo de começar uma nova vida. Coloque nas mãos de Deus suas falhas e as dos outros, todo o seu triste passado. Guarde em seu coração apenas o que for bom, pois assim você será feliz (Fl. 4:8).

Oremos agradecendo a Deus pelas pessoas que nos abençoaram.

 

QUINTA REFLEXÃO

CRESCENDO NO CONHECIMENTO DE DEUS

Leitura Bíblica: Colossenses 1:9-23.

“Oramos para que possais viver de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, e crescendo no conhecimento de Deus” (Cl. 1:10).

O conhecimento é o maior patrimônio que uma pessoa pode ter. Há países que não têm muitos recursos naturais, mas têm conhecimento e por isso seus habitantes possuem uma qualidade de vida melhor que as pessoas de países ricos em terras, minerais e pedras preciosas.

A Bíblia diz que o povo do Senhor estava sendo destruído porque lhe faltava conhecimento (Os. 4:6).

Conhecimento é mais precioso que o ouro (Pv. 3:13-14). Ele é revelado na sabedoria de nossas palavras e ações, bem como em nossa capacidade de lidar com os problemas desta vida. Ele não se compra em supermercado ou farmácia. Deus é tanto a fonte quanto o objeto do conhecimento. Em caso de falta, peça-o. Ele ajudará com alegria.

Oremos para que cresçamos no conhecimento de Deus.

 

SEXTA REFLEXÃO

O QUE JESUS FEZ POR NÓS

Leitura Bíblica: Colossenses 1:13.

“Ele nos tirou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado”.

Na Carta aos Colossenses o apóstolo Paulo fala daquilo que Jesus fez por nós. Uma de suas obras foi transportar-nos do reino das trevas para o reino da luz. Jesus é a luz do mundo. Aquele que o segue não andará em trevas (Jo. 8:12).

O verbo: “tirou” do texto bíblico acima, no original, significa: resgatar, livrar. Eis o que Jesus fez por nós com o Seu poder. Estávamos sob o domínio das trevas, éramos escravos, mas Ele quebrou os grilhões que nos prendiam.

Você pode ter nascido na escuridão, mas não tem que viver prisioneiro dela. Jesus dá vista aos cegos. Ele quer e pode dissipar as sombras de seu ser interior. Deixe que o Sol da Justiça brilhe em seu coração.

Agradeçamos a Deus porque não somos prisioneiros das trevas, mas filhos da Luz.

 

SÉTIMA REFLEXÃO

JESUS CRISTO É TUDO EM TODOS

Leitura Bíblica: Colossenses 1:9-23.

“Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam poderes; tudo foi criado por ele e para ele”.

Um dos erros da Igreja de Colossos era pensar que Jesus fosse apenas um homem. Ele teria se tornado divino, isto é, o Cristo de Deus, apenas no batismo. Segundo esta falsa doutrina, Jesus perdeu sua divindade quando foi crucificado. Há muitos, infelizmente, crendo em Jesus simplesmente como um homem.

O Novo Testamento ensina que Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho único para morrer por nós. Deus estava em Jesus reconciliando consigo o mundo.

O lugar que Cristo ocupa em seu coração é que fará diferença em sua vida. Que Ele seja mais do que um simples carpinteiro de Nazaré. Creia nele como o Emanuel, o Deus conosco, fonte de salvação e consolo. Ele está acima de tudo e todos. Ele é o Senhor.

Louvemos a Jesus Cristo como o Senhor das nossas vidas, de tudo o que temos e somos.

 

OITAVA REFLEXÃO

O PROBLEMA DO SOFRIMENTO

Leitura Bíblica: Colossenses 1:24-29.

“Agora me alegro nos meus sofrimentos por vós e completo no meu corpo o que resta do sofrimento de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja”.

O apóstolo Paulo sofreu por Jesus e por Sua Igreja sem desanimar. Assim como ele, nossa atitude diante das adversidades é muito importante. Precisamos revelar esperança e confiança em Deus a despeito das aflições. Em Cristo seremos mais do que vencedores.

Ao nos convidar para segui-lo, Jesus diz: Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz (Mc. 8:34). Como Ele é honesto conosco! A cruz no primeiro século de nossa era nunca foi usada como adorno. Era sinal de padecimento.

No mundo nós sofremos, e na Palavra de Deus nós aprendemos como sermos vitoriosos a despeito disto. O Senhor Jesus disse: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo. 16:33).

Oremos pelos que estão sofrendo para que deem testemunho de Cristo. 

 

NONA REFLEXÃO

GRANDE É A MINHA AGONIA POR VÓS

Leitura bíblica: Colossenses 2:1-5.

“Pois quero que saibais como é grande a luta que enfrento por vós, pelos que estão em Laodiceia e pelos que ainda não me viram em pessoa”.

A palavra traduzida por “luta” no texto acima é agonia no original. Paulo abri o seu coração: “Como é grande a minha agonia por vós”. Ele encontra-se preso (Cl. 4:18), gostaria de estar com as Igrejas de Colossos e Laodiceia, mas não pode. Suas orações e instruções estão nesta carta. Nela vemos quão sensível era seu coração e quão brilhante era sua mente.

O apóstolo sofre ao ver crentes enganados por falsos mestres.  Ao invés de entrar em depressão, ele ora e trabalha mesmo diante das aflições físicas. Ele não se coloca como vítima.

Não há nada de errado na agonia que experimentamos, mas nunca devemos nos sucumbir a ela. Sigamos o exemplo do apóstolo Paulo.

Oremos por aqueles que passam por agonia.

 

DÉCIMA REFLEXÃO

NINGUÉM VOS ENGANE

Leitura bíblica: Colossenses 2:4.

“Digo isso para que ninguém vos engane com palavras copiosas”.

Os crentes da Igreja de Colossenses estavam sendo enganados por falsos mestres, que ensinavam a necessidade de práticas judaicas para a salvação, tais como a circuncisão, a observância do sábado e dietas alimentares. Havia também filosofias que negavam a divindade de Jesus. O apóstolo Paulo combate todas essas heresias ensinando Jesus Cristo.

O falso ensino estava disfarçado de piedade e se esgueirava silenciosamente entre os crentes ingênuos e de conhecimento raso da Palavra de Deus.

Ainda hoje precisamos tomar cuidado com os lobos que atacam o rebanho de Cristo distorcendo a Bíblia e o Seu ensino.

Oremos para que não sejamos enganados por falsos ensinamentos, e para que cresçamos no conhecimento de Deus.

 

DÉCIMA-PRIMEIRA REFLEXÃO

ANDAI NELE

Leitura bíblica: Colossenses 2:6.

“Portanto, assim como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, também andai nele”.

Este texto ensina que andar em Cristo é a resposta que todos nós precisamos dar ao mundo de que nossa fé não é estéril, ela tem obras, ela dá frutos.

Andar em Cristo significa viver uma vida que revele o caráter de Jesus, sua santidade, justiça e amor. O Novo Testamento ensina não apenas a salvação pela graça, mas a perseverança dos crentes na fé. Precisamos estar prontos para morrer e viver para Cristo com palavras e ações. Ambas as coisas são importantes.

Andar em Cristo não significa ser perfeito, nunca cometer pecado, mas se esforçar com todas as nossas forças para termos uma vida que agrade a Deus marcada pelo arrependimento e fé.

Oremos para que possamos dar um bom testemunho de Cristo através de nosso viver.

 

DÉCIMA-SEGUNDA REFLEXÃO

A CIRCUNCISÃO DE CRISTO

Colossenses 2:11.

 “Nele também fostes circuncidados com a circuncisão que não é feita por mãos humanas, o despojar da carne pecaminosa, isto é, a circuncisão de Cristo”.

O texto acima fala de um ritual do Antigo Testamento: a circuncisão. Quando estudamos o Novo Testamento aprendemos que tudo encontra pleno sentido em Cristo.

A circuncisão era um sinal da aliança entre Deus e Abraão e seus filhos (Gn. 17:9-14). No Novo Testamento Abraão é chamado de nosso Pai na fé (Rm 4). Assim aprendemos que a aliança de Deus se estende além do domínio físico.

Através do Espírito Santo um caminho foi fornecido em que nossas palavras e ações podem mostrar as nações que o Senhor nos tocou, trata-se da circuncisão do coração por meio de Cristo, que alcança o ser interior, para que façamos o que importa: amar a Deus de todo o coração (Dt. 30:6).

Oremos para que Deus limpe o nosso coração.

 

DÉCIMA-TERCEIRA REFLEXÃO

SEPULTADOS COM ELE

Colossenses 2:12.

“Sepultados com ele no batismo, com quem também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos” (Cl. 2:12).

Jesus Cristo mandou que fossem batizados os que nele cressem. Ele mesmo foi batizado dando-nos o exemplo (Mc 1:9; 16:16). O batismo é um testemunho de obediência a Jesus. Através dele estamos dizendo que queremos fazer o que Cristo mandar.

Há coisas que fazemos que nos identificam com algumas pessoas. O batismo nos identifica com Jesus, sua morte e ressurreição. A imersão simboliza o sepultamento do velho eu. A emersão fala da ressurreição do novo ser.

O apóstolo Paulo lembra-nos que não somos mais deste mundo, embora nele vivamos (Rm 6:4). Procure o batismo, caso você seja um crente e ainda não foi batizado. Caso já tenha sido, viva como uma nova criatura em Cristo.

Peçamos forças a Deus para vivermos a nova vida em Cristo.

 

DÉCIMA-QUARTA REFLEXÃO

AS SOMBRAS

Colossenses 2:16-17.

“Assim, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados”

“Os quais são sombras das coisas que haveriam de vir; mas a realidade é Cristo”.

O Antigo Testamento tem sombras das coisas boas que estavam por vir, mas não a realidade delas (Hb. 10:1). O objetivo de todos os sacrifícios e leis era tipificar e prenunciar a essência da Luz – Cristo (Rm. 10:4). Depois dEle, todas aquelas coisas se tornaram inúteis. Ele é suficiente para nossa salvação (Gl. 3:24-25).

As sombras que temos no Antigo Testamento eram a revelação que os judeus conheciam e eles pensavam que elas eram a realidade ao invés de simples reflexo. Tornaram-se prisioneiros do tutor, da Lei, que tinha como propósito apenas levá-los ao Mestre.

Paulo foi tirado das sombras, do ventre escuro e morto do judaísmo com fórceps (I Co. 15:8), e como uma parteira queria fazer o mesmo com seus leitores (Gl. 3:19).

Oremos pela nossa libertação das sombras.

 

DÉCIMA-QUINTA REFLEXÃO

CRISTO, A CABEÇA

Colossenses 2:18-19.

“Ninguém seja árbitro contra vós, fingindo humildade ou culto aos anjos, baseando-se em coisas que tenha visto, inutilmente arrogante em seu conhecimento carnal”

“e não retendo a Cabeça, com a qual todo o corpo, suprido e organizado pelas juntas e ligamentos, vai se desenvolvendo segundo o crescimento concedido por Deus”.

A figura de Jesus como a Cabeça é empregada várias vezes pelo Apóstolo Paulo em suas Cartas (I Co. 12; Ef. 5; Cl. 2). É um título que realça a Sua divindade e o apresenta como o Senhor de todas as coisas e de todos os poderes.

Em relação a Igreja, Cristo é o redentor e sustentador. Ela pertence a Ele. Ela cresce por causa dele.

Nós somos o corpo de Cristo. Não somos um corpo sem cabeça, acéfalos. Individualmente e coletivamente precisamos seguir a orientação dele de onde procede a nossa vida em toda a sua plenitude.

Oremos para que estejamos sempre sob o comando de Jesus Cristo.

 

DÉCIMA-SEXTA REFLEXÃO

NÃO TÊM VALOR ALGUM

Colossenses 2:20-23.

“Na verdade, esses mandamentos têm aparência de sabedoria em falsa devoção, falsa humildade e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate aos desejos da carne”.

O apóstolo Paulo exorta os crentes a permanecerem firmes no Evangelho de Cristo e a se afastarem de ensinos que parecem ser verdadeiros, mas são falsos.

Há religiões cuja ênfase é proibitiva: Não manuseie isto, não proves aquilo e assim por diante. O risco de falsificação da doutrina de Jesus encontra-se presente ainda hoje, mas o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm. 14:17). Não é a dieta que nos recomendará a Deus, pois nada perderemos se não comermos e nada ganharemos se comermos (I Co. 8:8).

O Cristianismo não tem a ver com o estômago, mas com o coração. Vamos entregá-lo para Deus.

Oremos para que não sejamos enganados por coisas que não têm valor algum.

 

DÉCIMA-SÉTIMA REFLEXÃO

RESSUSCITADOS COM CRISTO

Colossenses 3:1-4.

“Já que fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas de cima, onde Cristo está assentado à direita de Deus”.

Os capítulos um e dois da Carta aos Colossenses dão ênfase à doutrina. Os capítulos finais falam da vida cristã. A primeira parte é teológica; a segunda, prática; mas elas estão ligadas.

Cristo é mencionado quatro vezes em Colossenses 3:1-4. Sabemos que antes de haver uma vida ressuscitada, houve uma morte. É o côncavo e o convexo da salvação.

No texto acima, Paulo nos lembra que precisamos buscar as coisas que são do céu e não da terra; do espírito e não da carne. Somos uma nova criatura em Cristo.

A Cruz e o Túmulo vazio são mais do que símbolos do Cristianismo. Eles falam da realidade presente em nós que é Cristo.

Oremos para que a luz de Jesus brilhe em nós.

 

DÉCIMA-OITAVA REFLEXÃO

A MORTIFICAÇÃO DA VELHA CRIATURA

Colossenses 3:5-9.

“Portanto, eliminai vossas inclinações carnais: prostituição, impureza, paixão, desejo mau e avareza, que é idolatria”.

Aqui nós encontramos a ordem para a mortificação de tudo o que é ruim em nós. Isso corresponde à crucificação do velho eu: “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências” (Gl.5:24).

Se não colocarmos à morte o velho homem, ele nos matará. A lista de pecados é assustadora: inclinações carnais, prostituição, impureza, paixão, desejo mau e avareza que é idolatria. O homem avarento estabelece outro objeto de adoração além de Deus, as riquezas.

Através de Jesus, pela fé, experimentamos não apenas a morte, mas a ressurreição de um novo ser em Cristo para que o nosso corpo viva a serviço de Deus na terra.

Oremos para que nosso corpo seja templo do Espírito Santo.

 

DÉCIMA-NONA REFLEXÃO

VELHO HOMEM E NOVO HOMEM

Colossenses 3:9-11.

“Não mintais aos outros, pois já vos despistes do velho homem com suas ações”.

 “E vos revestistes do novo homem, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”.

Velho homem e novo homem são expressões usadas apenas por Paulo (Rm. 6:6; Ef. 2:15; 4:22,24; Cl. 2:9,10). A primeira representa Adão e a segunda, Cristo.

O velho homem tem inclinações terrenas e carnais. O novo homem busca as coisas que são do Alto, é guiado pelo Espírito Santo e tem prazer em obedecer a Deus.

Precisamos mudar a nossa roupa; nos despir do velho homem e nos vestir do novo. Viver como uma nova criatura não depende de ser grego ou judeu, circunciso ou incircunciso, bárbaro ou estrangeiro, escravo ou livre, pobre ou rico, mas do Evangelho de Cristo que é o Poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Cl. 3:11).

Oremos para que sejamos uma nova criatura em Cristo.

 

VIGÉSIMA REFLEXÃO

CRISTO É TUDO

Colossenses 3:11.

“Neste caso, não há mais grego nem judeu, nem circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou homem livre, mas, sim, Cristo, que é tudo em todos”.

A Carta aos Colossenses é a maior obra sobre a pessoa de Jesus na Bíblia. Ele é apresentado como o Filho amado de Deus (1:13); o Redentor (1:14); a imagem do Deus invisível e o primogênito de toda a criação (1:15); o Criador de todas as coisas. Tudo foi criado por Ele e para Ele (1:16). Ele é o sustentador de tudo (1:17); o Cabeça da Igreja e o Primogênito dentre os mortos (1:18); o reconciliador (1:19,22); o mistério de Deus que estava oculto, nossa esperança (1:26,27); fonte de todos os tesouros de conhecimento e sabedoria (2:4); o Senhor (2:6).

Em uma síntese perfeita, o Apóstolo Paulo diz: Cristo é tudo em todos (Cl. 2:11). Que lugar Ele ocupa em nossa vida?

Oremos para que Ele tenha o primeiro lugar em nosso viver.

 

VIGÉSIMA-PRIMEIRA REFLEXÃO

AS ROUPAS QUE PRECISAMOS

Colossenses 3:12-15.

“E acima de tudo, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição”.

Paulo está fazendo uso de metáfora. Ele fala da vida espiritual como se ela tivesse um corpo e precisasse de roupas. Ele disse que peças precisamos usar: compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência, perdão e a mais importante de todas: Amor. Eis o que dá sentido a todo o vestuário. Sem amor, as outras peças perdem valor; estamos despidos diante de Deus.

A nova criatura em Cristo não deve andar com roupas velhas: prostituição, impureza, desejo mau, avareza, raiva, ódio, maldade, difamação, palavras indecentes e mentiras (Cl. 3:5-9).

Esta Carta deveria ser lida na Igreja de Laodiceia (Cl. 4:16). Jesus disse que ela estava nua e precisava de roupas brancas para cobrir sua nudez (Ap. 3:14-18).

Oremos pedindo as vestes do amor de Cristo.

 

VIGÉSIMA-SEGUNDA REFLEXÃO

QUE A PALAVRA DE CRISTO HABITE EM VÓS

Colossenses 3:16-17.

“A Palavra de Cristo habite ricamente em vós, em toda a sabedoria; ensinai e aconselhai uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão no coração”.

A expressão: “A Palavra de Cristo”, ocorre duas vezes no Novo Testamento, aqui e em Romanos 10:17. Ela significa o Evangelho, o ensino de Jesus. Tudo o que pertence a Ele e que dEle procede.

Quando comparamos o texto acima com Efésios 5:18-21, aprendemos que ter a Palavra de Cristo habitando em nós é a mesma coisa que encher-nos do Espírito Santo. Os resultados em nossas vidas são os mesmos: louvor, gratidão e humildade.

O texto bíblico está ensinando que nossa vida é uma casa. A Palavra de Cristo é a luz que ela precisa para iluminar tudo, trazendo cura, salvação, alegria e paz.

Oremos para que possamos entender a Palavra de Cristo.

 

VIGÉSIMA-TERCEIRA REFLEXÃO

A SUBMISSÃO DA MULHER AO MARIDO

Colossenses 3:18.

“Mulheres, cada uma de vós seja submissa ao próprio marido, como convém no Senhor”.

Deus é como um alfaiate que faz a roupa sob medida; ou um médico que prescreve o remédio de acordo com a necessidade. O homem tem dificuldades para amar e a mulher para ser submissa. O Senhor tem para cada um deles a Palavra precisa.

A submissão não deve ser cega, irrefletida, forçada e triste, mas inteligente, espontânea e alegre.

A mulher não é proibida de expressar sua opinião. Tolo é o homem que não segue a orientação de seu cônjuge mesmo percebendo que é o melhor a se fazer, e não o faz por causa de orgulho, vaidade e compreensão errada da Palavra de Deus.

É o Espírito Santo que nos capacita para entender e aplicar Sua Palavra. Como precisamos dEle!

Oremos pelo relacionamento nos lares de acordo com a Palavra de Deus.

 

VIGÉSIMA-QUARTA REFLEXÃO

MARIDO, AME SUA ESPOSA

Colossenses 3:19.

“Maridos, cada um de vós ame sua mulher e não a trate com aspereza”.

Deus manda o marido amar sua esposa, mas o que significa amar? A resposta é: Cuidar.

Tal cuidado não deve ser apenas físico. É importante que ele se preocupe com o crescimento dela em todos os sentidos.

A mulher tem necessidades de realizações como ser humano e quando estas são frustradas, isto pode causar enfermidades físicas e emocionais tais como a depressão.

O marido precisa cuidar de sua esposa com responsabilidade e respeito. Quando o cuidado e responsabilidade não são iluminados pelo respeito, eles se degeneram em possessão e opressão, e assim a mulher é tratada como um objeto.

Só o Espírito Santo pode capacitar o marido a amar sua esposa como Cristo ama sua Igreja.

Oremos para um relacionamento saudável no lar.

 

VIGÉSIMA-QUINTA REFLEXÃO

FILHOS, OBEDEÇAM A SEUS PAIS

Colossenses 3:20.

“Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isso é agradável ao Senhor”.

Em várias partes da Bíblia nós encontramos o mesmo ensino. Na Carta aos Efésios Paulo diz que os filhos devem obedecer e honrar a seus pais porque é o primeiro mandamento com promessa (Ef. 6:1-2). Isto faz lembrar os textos dos livros do Êxodo e de Deuteronômio (Êx. 20:12; Dt. 5:16). É Deus confirmando a importância desta instrução ao longo de Sua Palavra.

Obedecer aos pais significa reconhecer a autoridade deles. O filho que não obedece a seus pais e nem os honra está fazendo mal a si mesmo. O respeito a eles faz bem a nossa saúde emocional e psíquica.

Que Deus capacite os filhos a obedecerem a seus pais de uma maneira que seja agradável a Seus olhos.

Oremos pelo bom relacionamento entre pais e filhos.

 

VIGÉSIMA-SEXTA REFLEXÃO

PAIS, NÃO IRRITEM A SEUS FILHOS

Colossenses 3:21.

“Pais, não irriteis vossos filhos, para que eles não fiquem desanimados”.

Os pais têm poder sobre seus filhos, mais força física, argumentos, recursos financeiros e assim por diante. Infelizmente, há pais que abusam destas vantagens e ao invés de fazerem bem, fazem muito mal à suas crianças.

Pais que não param de dar ordens, chamar atenção, interferir no comportamento e criticar seus filhos acabam levando-os a perderem a esperança de um dia agradá-los, a não terem confiança em si mesmos e a serem esmagados pelo sentimento de culpa.

Os pais que exercem tolamente a autoridade, irritam seus filhos causando-lhes grande mal. Que isso não nos aconteça, pois os filhos são presentes de Deus e felizes são os pais que assim os consideram (Sl. 127).

Oremos para que os pais tenham sabedoria para criar seus filhos.

 

VIGÉSIMA-SÉTIMA REFLEXÃO

EMPREGADOS, OBEDEÇAM A SEUS PATRÕES

Colossenses 3:22-25.

“Escravos, obedecei em tudo a vossos senhores deste mundo, não servindo só quando observados, como quem quer agradar os homens, mas de coração íntegro, temendo o Senhor”.

O Apóstolo Paulo está aconselhando os escravos que existiam em seus dias. Suas orientações podem ser aproveitadas por todos os empregados atualmente.

O empregado crente que obedece ao seu patrão e procura fazer o melhor não apenas para agradar os homens, mas a Deus, dá grande testemunho de sua fé.

No trabalho, o empregado crente precisa compreender que suas ações falam mais alto que suas palavras. Não adianta falar de Cristo quando sempre chega atrasado e sai mais cedo, arruma desculpas para faltar, e não produz como poderia e deveria. O cristão que é negligente em seu emprego conspira contra o Evangelho de Deus.

Oremos pelo testemunho dos empregados crentes.

VIGÉSIMA-OITAVA REFLEXÃO

PATRÕES, TRATAM OS EMPREGADOS COM JUSTIÇA

Colossenses 4:1.

“Senhores, tratai vossos escravos com justiça e imparcialidade, sabendo que também tendes um Senhor no céu”.

O empregador crente precisa tratar com justiça seus empregados e isso fará honrando todos os seus direitos. O ideal é que vá além para demonstrar não apenas obediência a Lei Trabalhista, mas a graça de Cristo (Mt. 5:20). O amor ao dinheiro, o espírito de ganância pode cegar o patrão e levá-lo a explorar seus empregados.

A palavra traduzida por imparcialidade é igualdade (Veja também II Co. 8:13). Em Cristo somos um, a despeito das diferentes funções na sociedade (Cl. 3:11).

Patrões que fazem ameaças a seus empregados esquecem que o Senhor dos senhores não faz separação entre servo e livre, judeu e gentio. Aos Seus olhos todos são iguais.

Oremos para que os patrões crentes deem bom testemunho de Cristo.

 

VIGÉSIMA-NONA REFLEXÃO

PERSEVERAI NA ORAÇÃO

Colossenses 4:2.

“Perseverai na oração, nela permanecendo atentos com ações de graças”.

A oração não deve ser superficial, mas profunda; não deve ser intermitente, mas constante.

Paulo pede aos seus leitores que sejam perseverantes na oração e atentos. Tais ensinos fazem-nos lembrar as palavras de Jesus: Vigiem e orem para que vocês não caiam em tentação (Mt. 26:41).

O crente em Deus não vive sem oração. E ela precisa da intensidade de Jacó que disse: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes” (Gn. 32:26); da regularidade de Daniel que três vezes ao dia, de joelhos, agradecia a Deus (Dn. 6:10).

Um dia os apóstolos viram Jesus orar e quando ele acabou, um deles disse: Senhor, ensina-nos a orar (Lc. 11:1). Não seria isso o que estamos precisando aprender?

Peçamos a Jesus que nos ensine a orar.

 

TRIGÉSIMA REFLEXÃO

COMPORTAI-VOS COM SABEDORIA

Colossenses 4:5-6.

“Comportai-vos com sabedoria para com os de fora, aproveitando bem cada oportunidade”.

Revelar sabedoria em nossa maneira de agir e falar é um dos maiores desafios da vida cristã.

Se alguém tem falta de sabedoria peça a Deus (Tg. 1:5). Quando não sabemos o que falar ou fazer diante de uma situação, o certo é orar pedindo sabedoria ao Senhor.

Como é importante saber não apenas o que fazer e falar, mas como e quando! Tudo tem o seu tempo certo (Ec. 3:1).

Quem fala demais acaba tropeçando em muitas coisas (Tg. 3:2). Porém, o tolo é tido como sábio quando fica calado (Pv. 17:28).

Precisamos deixar que a Palavra de Deus habite em nós.  Ela pode fazer-nos sábios para a salvação (II Tm. 3:15). Ela é luz e pode transformar-nos em sal da terra e luz do mundo.

Oremos pedindo a Deus um coração sábio.

 

TRIGÉSIMA-PRIMEIRA REFLEXÃO

COMPANHEIROS NA OBRA DO SENHOR

Colossenses 4:7-18.

“Tíquico, irmão amado, fiel ministro e conservo no Senhor, vos informará sobre a minha situação”.

Paulo não estava sozinho. Na Carta aos Colossenses temos uma lista de seus companheiros na obra do Senhor. Um deles, Tíquico, é de caráter extraordinário (Cl. 1:7; 4:7; Ef. 6:21-22). Ele é não apenas um irmão, mas irmão amado. Ele não é apenas um ministro, mas fiel ministro.

É melhor ter companhia do que estar sozinho (Ec. 4:9-10). Jesus sempre procurou pessoas que pudessem estar ao seu lado, tanto no monte da transfiguração quanto no getsêmani (Mt. 17:1-2; 26:36-38).

Jesus prometeu estar sempre conosco. Ele disse: Eu estarei sempre com vocês (Mt. 28:20). Sua promessa tem se cumprido não apenas através do Espírito Santo, mas de irmãos como Tíquico.

Agradeçamos a Deus pelas pessoas que estão ao nosso lado para nos ajudar a prosseguir em nossa peregrinação cristã.