Questões relacionadas a missão de Jesus na terra
Uma breve reflexão em Lucas 12:49-53
“Vim lançar fogo sobre a terra e como eu gostaria que já estivesse aceso!"
“Importa, porém, que eu seja batizado com um certo batismo, e como me angustio até que venha a cumprir-se!”
“Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas, antes, dissensão”.
“Porque, daqui em diante, estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três”.
“O pai estará dividido contra o filho, e o filho, contra o pai, a mãe, contra a filha, e a filha, contra a mãe, a sogra, contra sua nora, e a nora, contra sua sogra”.
Introdução
Jesus veio a terra e sua vida tem sido objeto de inúmeros estudos. Queremos saber o propósito de sua vinda e de sua vida; queremos entender os seus ensinos, suas obras, sua morte e ressurreição, e o seu impacto sobre a vida de seus seguidores ao longo da história.
O texto de Lucas 12:49-53 é uma fonte preciosa que pode lançar luz sobre as questões colocadas no parágrafo acima.
1. “Vim lançar fogo na terra" A palavra "fogo" é colocada em primeiro lugar na frase no texto em grego para dar ênfase - Πῦρ - fogo - ἦλθον βαλεῖν ἐπὶ τὴν γῆν – Fogo vim trazer sobre a terra – tradução literal.
A palavra grega no texto original - πῦρ Fogo, é uma designação figurativa, não do Espírito Santo, nem da palavra de Deus com seu poder purificador; mas, como é manifesto em Lucas 12:51-53, da destruição de todas as relações terrenas, dos laços mais íntimos entre pai e filho, mãe e filha, entre irmãos e irmãs, etc. E tudo isso por causa de Seu batismo – isto é, batismo em sangue, sua morte.
O acender deste fogo destruidor seria por meio do ensino e morte de Jesus, em síntese: do seu batismo, isto é, da obra de Jesus aqui na terra como o Messias do Deus de Israel. Os líderes de Israel e as pessoas em geral, no tempo de Jesus, não esperam um messias que fosse o cumprimento da profecia de Isaías 53 – o Servo Sofredor, o Servo do Senhor, que dá a sua vida como resgate de muitos.
Jesus percebia a crescente hostilidade contra ele, a perseguição contra ele, por causa de seu ensino, de sua obra, de sua interpretação do Antigo Testamento, da Palavra de Deus, da Bíblia da Igreja Primitiva – תנך
Jesus é a luz brilhando nas trevas, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz (Jo. 3:19-20). Daí o acender deste fogo, o desembainhar da espada, a ruptura das relações familiares.
2. Em Lucas 12:50, nós lemos: “Tenho, porém, um batismo, com o qual hei de ser batizado, e quanto me angustio”.
Este batismo é Sua paixão, sua morte, na qual Ele deve ser mergulhado (Marcos 10:38). Seu sentimento é de angústia, agonia, de sofrimento (Lc. 22:41-44; Jo. 12:27). Para isso ele veio sobre a terra (Lc. 12:49).
É óbvio que Jesus não estava falando do batismo nas águas. O batismo nas águas aponta para algo muito mais profundo, angustiante, a sua morte. O batismo nas água é símbolo de morte; Jesus ao ser batizado simboliza a todos os nós pecadores; por nós, ele é batizado; por nós, ele se faz pecado, pecador, e por isso ele morre (Is. 53:4-8).
O batismo nas águas aponta para a morte de Jesus na cruz por nós. Precisamos deixar claro que Jesus não estava falando do batismo que era apenas um símbolo; ele estava falando do batismo de sangue, de sua morte, de seu sofrer no texto de Lucas 12:49-53.
Foi um ato de obediência ao Pai (Hb. 5:7-10). A salvação é de graça para nós, mas custou um enorme preço para Jesus, o nosso salvador.
O batismo a que Jesus se refere aqui em Lucas 12:50 aponta para sua vida; obra; a perseguição sofrida; e rejeição de Sua pregação; rejeição a Ele; a sua terrível dor, angústia no Getsêmani; Sua crucificação no Calvário.
O Novo Testamento nos ensina que em Jesus temos o cumprimento de Gênesis 3:15; Isaías 53, e o Salmo 22. Todos esses textos e outros mais, tratam de Sua própria experiência. Ele foi aquela semente da mulher que esmagou a cabeça da serpente, que triunfou sobre o veneno do Diabo, de Satanás. Ele é o Servo de Deus que sofre em nosso lugar, que recebe o castigo que nos traz a paz. Na cruz ele sofre o abando de Deus, ele toma o nosso lugar, para que por meio dele, de sua morte, de suas feridas, fossemos sarados.
3. Em Lucas 12:51, Jesus disse: “Supondes que vim para dar paz à terra? Não, vos digo, mas, antes, dissensão, divisão”.
Enganam aqueles que pensam que Jesus é o patrono da guerra. Tal juízo sobre Jesus é equivocado e precipitado à luz do ensino geral das Escrituras. Devemos evitar pegar textos isolados e transformá-los em máximas para todo o ensino bíblico.
O que Jesus ensinou aqui ele, também, ensinou em Mateus 10:34-39. O que Jesus está dizendo é que mesmo os relacionamentos familiares próximos sofrerão divisão por causa dele, de seu ensino, de obra, sua morte e ressurreição.
A pessoa de Jesus - o messias, com seus ensinos e morte – traz, ao mesmo tempo, para uma mesma família, ruína e salvação. Ele se tornou objeto de ofensa aos olhos dos líderes de Israel, alvo de contradição (Lc. 2:34-35).
Na verdade, o Novo Testamento ensina que em Jesus temos a construção de uma nossa humanidade, uma nova família (Lc. 8:21; 11:27-28; Gl. 3:26-29).
4. Em Lucas 12:52 e 53, nós lemos - ἀπὸ τοῦ νῦν – de agora em diante (tradução literal de Lucas 12:52) é uma expressão que precisa ser entendia à luz de seu contexto que podemos ler em Lucas 12:50 e 51.
Lucas 12:53 parece ser uma citação de Miquéias 7:6. A destruição dos lações familiares por causa da corrupção moral no tempo do profeta Miqueias, agora, no tempo de Jesus, seria por causa da corrupção espiritual, da cegueira espiritual.
Jesus já tinha visto ao longo de sua vida as atitudes hostis, violentas, contra ele; não porque fosse isso que ele buscasse em sua essência, porém, Sua vida, ensino e morte, provocaram tais respostas indesejadas. Jesus é amor, é paz, é justiça, é luz. Ele é o oposto do ódio, da guerra, da injustiça, das trevas. Ele revelou a verdade com amor, mas mesmo assim as divisões nos lares e nas sociedades aconteceram, e os pais se tornaram inimigos dos próprios filhos.
Devemos ser zelosos em tornar conhecida a verdade, pois embora as divisões sejam provocadas, e a própria casa de um homem possa ser sua inimiga, ainda assim os pecadores serão convertidos, e Deus será glorificado.
Conclusão
Temos neste texto de Lucas 12:49-53 três assuntos relacionados:
1. O fogo sobre a terra;
2. O batismo de Jesus;
3. A divisão dentro da própria família.
São coisas interdependentes, mas estão intimamente relacionadas no texto bíblico. Os vários textos bíblicos paralelos que tratam do mesmo assunto (Lc. 12:49-53; Mc. 13:9-13; Mt. 24:7-14; etc) nos ajudam na interpretação e compreensão do presente texto e de seus assuntos. O erro seria isolar o texto de seu contexto imediato e distante e do ensino geral das Escrituras.
Tudo tem a ver com a pessoa de Jesus, sua missão na terra, sua vinda, seus ensinos, sua morte, sua vida.
Semelhantes ao nosso Salvador, Senhor e Mestre, precisamos fazer tudo para promovermos a paz e vivermos em paz com todos os homens (Rm. 12:18); sempre preparados para responder a qualquer um que nos pergunte sobre a razão da esperança que há em nós e, sempre, fazermos isso com mansidão (I Pd. 3:15-16). Felizes são os pacificadores, eles serão chamados filhos de Deus (Mt. 5:9).