Uma oração com bênçãos de Deus para cada um de seus filhos

Data publicação 27/05/2022

 

Uma oração com bênçãos de Deus para cada um de seus filhos

Uma breve reflexão em Números 6:22-17

Deus disse a Moisés para ensinar a Arão e aos filhos de Arão como eles, sacerdotes do Senhor, deveriam abençoar os filhos do povo do Senhor.

Trata-se de uma oração com bênçãos, com o propósito de abençoar. O versículo 23, do capítulo 6, do livro de Números, é muito claro: “Fala a Arão e a seus filhos: assim abençoareis os filhos de Israel”.

O verbo – abençoar – aparece bem aqui em Números 6:23. A oração tem o propósito claro de abençoar a todos e a cada um da família de Deus.

O verbo: abençoar aqui usado: ברך (lê-se: bararr) – tem a ideia de dar um presente. Ele aparece 330 vezes na Bíblia hebraica, no Antigo Testamento (Gn. 1:22, 28; 2:3; 5:2; 9:1, 26; 12:2, 3 {no versículo 3 o verbo abençoar aparece 3 vezes}; 14:19, 20; 17:16 {2 vezes}; 17:20; 18:18; 22:17 {2 vezes}; 22:18; 24:1; 24:11 {com o sentido, também, de ajoelhar}; 24:27, 31, 35, etc.).

Há no Antigo Testamento Hebraico outra palavra que significa abençoar ou abençoado/bem-aventurado/bendito/feliz: - אַשְׁרֵי - (lê-se: ashrei)  – que vem de – אשר – (lê-se: `esher ou ashar) e ocorre 45 vezes no Antigo Testamento Hebraico (Dt. 33:29; I Rs. 10:8; II Cr. 9:7; Jó 5:17; Sl. 1:1; 2:12; 32:1; 33:12; 34:8; 40:4; etc.).

A LXX traduziu essa palavra:- אַשְׁרֵי - (lê-se: ashrei) – por - μακάριος (lê-se: makários). E essa palavra grega - μακάριος (lê-se: makários) - aparece no Novo Testamento 45 vezes (Mt. 5:3, 4, 5. 6, 7, 8, 9, 10, 11; 11:6; 13:16; 16:17; 24:46; Lc. 1:45; 6:20; etc.).

No Antigo Testamento, a palavra hebraica – abençoar –ברך (lê-se: bararr) - de Números 6:23, 24 e 27, foi traduzida para o grego da LXX como εὐλογέω (lê-se: eulogéo) – que literalmente significa: abençoar, falar bem, bendizer, louvar, elogiar. Esta palavra:  εὐλογέω (lê-se: eulogéo) – aparece 44 vezes no texto Grego do Novo Testamento (Mt. 5:3, 4, 5. 6, 7, 8, 9, 10, 11; 11:6; 13:16; 16:17; 24:46; Lc. 1:45; 6:20; etc.). Como o texto grego da LXX foi importante para os escritores dos livros do Novo Testamento!

Creio que seja oportuno abrirmos um parêntesis aqui e perguntarmos: Quantas vezes, ao longo do dia, nós usamos a nossa boca, os nossos lábios, a nossa língua para bendizer o nome do Senhor e  para abençoar as pessoas na nossa família, no trabalho, na igreja, e todas as demais pessoas que encontramos ao longo do caminho em nosso dia a dia?

No texto de Número 6:24-26 nós temos três versículos que se encontram em forma poética. Poderíamos dizer que temos três estrofes de uma poesia hebraica. Em cada um  desses versículos (Nm. 6:24-25) nós temos:

1. O nome do Senhor – o tetragrama sagrado – יהוה – Ele é apresentado aqui como a fonte de bênção, como aquele que abençoa. Ele tem as bênçãos que precisamos, bênçãos materiais e espirituais. Três vezes nós encontramos o nome de Deus aqui: SENHOR. É por isso que este texto (Nm. 6:24-26) pode ser chamado de a Tríplice Bênção do Senhor, porque três vezes o nome do Senhor aparece fazendo-nos lembrar da trindade: O Pai, o Filho e o Espírito Santo.

2. Em cada versículo nós encontramos, também, dois presentes, dois ensinos, duas lições, duas bênçãos. Com base nisso, nessas seis bênçãos, duas em cada versículo (Nm. 6:24-26), nós podemos chamar esse texto bíblico de: A Lista Sêxtupla das Bênçãos do Senhor para todos nós e para cada um de nós.

3. No versículo 24 – “O Senhor te abençoe e te guarde” (Nm. 6:24) –

3.1. O primeiro ensino no texto de Números 6:24 é sobre a fonte da bênção: o Senhor, ele é o abençoador e não os homens. Os homens são apenas seus servos, seus intermediários, os canais. A proteção, a cura, a vida, etc. são do Senhor, vêm do Senhor.

O apóstolo Pedro compreendeu isso muito bem. Quando ele foi ao templo orar com o apóstolo João, ele curou um coxo de nascença dizendo: Não tenho prata, nem ouro, mas o que tenho te dou: em nome de Jesus, levanta e anda (At. 3:1-8). Sua declarção passa a ideia de que o poder de abençoar com a cura vem do nome Jesus e não dele, Pedro ou de João. O texto bíblico de Números 6:27 deixa isso bem claro: É Deus mesmo quem abençoa não são os sacerdotes: Arão e seus filhos. A bênção vem do nome do Senhor o que significa dizer do próprio Senhor.

Antes de passarmos às considerações da segunda lição/bênção de Números 6:24b, gostaríamos de dizer algo sobre o verbo abençoar - בָרַךְ – (lê-se: varar ou barrar). Aqui em Números 6:24a, o verbo hebraico: abençoar בָרַךְ – (lê-se: varar ou barrar)  - encontra-se no grau piel, voz ativa, que tem a ação intensiva -  יְבָרֶכְךָ – (lê-se: ievarerrerr). Entre os 6 verbos que encontramos no texto de Números 6:24-26, só o verbo abençoar se encontra no piel, que é o único grau dos verbos em hebraico que é ativo intensivo. A ideia é de uma oração que suplica ao Senhor que abençoe intensamente, que abençoe de verdade, com abundância.

Os outros verbos são os seguintes e se encontram nos seguintes graus e nos seguintes textos:

Números 6:24b - שָׁמַר - (lê-se: shamar)- יִשְׁמְרֶֽךָ – (lê-se: yshemererra) - qal que é grau simples, voz ativa. O verbo significa: proteger, guardar;

Números 6:25a - אוֹר - (lê-se: `or) - יָאֵר – (lê-se: ya`er) - hifil, que é grau com a ideia de causativo ativo. O verbo significa: ser luz, iluminar, brilhar;

Números 6:25b - חָנַן – (lê-se: ranan) - יחֻנֶּֽךָּ – (lê-se: yrruneka) - qal, que é grau simples, voz ativa. O verbo significa: ser misericordioso/gracioso;

Números 6:26a - נָשָׂא – (lê-se: nassa`) - יִּשָּׂא – (lê-se: yissa`) - qal, que é um grau simples, voz ativa. O verbo significa: levantar, erguer, virar, revelar, mostrar;

Números 6:26b – שׂוּם – (lê-se: sum)   – יָשֵׂם  - (lê-se: yassem) - qal, que é um grau simples, voz ativa. O verbo significa: colocar, estabelecer, dar, determinar.

Então, como nós dissemos acima, apenas o verbo abençoar - בָרַךְ – (lê-se: varar ou barrar) - encontra-se no grau hifil, que expressa a ação intensiva, e está na voz ativa. Isso é digno de nota. Daí a razão dessa observação com certos detalhes para comprovação textual. Este fato, o verbo abençoar no grau hifil, ativo, que aponta para uma ação intensa, nos mostra como a bênção do Senhor era algo especial para o escritor bíblico, que assim registrou a bênção, o texto bíblico; e para o povo de Deus que recebeu e conservou este texto (Nm. 6:22-27). Como seria bom caso, ainda hoje, tivéssemos a mesma atitude em relação a bênção do Senhor!

No Antigo Testamento a bênção do Senhor estava intimamente relacionada as coisas materiais (Dt. 28:1-14): a terra, a plantação, a colheita, aos animais, a vitória contra os inimigos, a família, aos filhos, etc. Porém, no Novo Testamento a bênção está mais no campo espiritual (Ef.1:3). As bênçãos espirituais são: perdão dos pecados, salvação, justificação diante de Deus, paz, alegria, temperança; humildade, paciência, perseverança, etc.

Não está errado pedir bênçãos materiais, mas elas não devem nos levar a uma vida que valorize mais as coisas materiais do que as espirituais. Corremos o risco de termos mais prazer nas bênçãos materiais do que no próprio Senhor das bênçãos. Jesus falou sobre isso quando disse: Vocês me procuram porque vocês comeram o pão e se fartaram (Jo. 6:26). Que triste quando um filho ou uma filha está mais interessada nas coisas materiais que pode receber do pai, do que ter comunhão com ele, conversar com ele, andar em sua companhia!

3.2. Agora vejamos o segundo ensino que se encontra em Número 6:24b. Este ensino é sobre a proteção do Senhor sobre nós: “Que o Senhor te guarde, te proteja”.

Que o Senhor nos proteja do mal; o mal que destrói a nossa fé, a nossa esperança, o nosso amor a Deus e ao próximo, o mal que destrói a nossa família, a nossa vida. Que o Senhor nos proteja do mal que há no mundo e que há, também, em nossos pensamentos, sentimentos; do mal que há fora de nós e dentro de nós. Que Ele nos proteja!

4. No versículo 25 nós temos os seguintes ensinos:

4.1. Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti;

4.2. Que o Senhor tenha misericórdia de ti – ou -  que a graça do Senhor seja sobre ti.

“O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti ou que o Senhor seja gracioso contigo” (Nm. 6:25).

Esta bênção fala da satisfação de Deus para com o seu filho, a sua filha, o seu povo. Ela se encontra várias vezes no livro dos Salmos (Sl. 4:6b; 31:16; 67:1; 80:3, 7, 19).

Outra coisa que gostaríasmo de destacar sobre esta primeira bênção aqui mencionada é o seguinte: Em Número 6:25 nós encontramos a palavra hebraica: - אור (lê-se: `or) – iluminar, brilhar; de onde temos luz.  A bênção é a luz do rosto do Senhor; é a face do Senhor brilhando, iluminando a nossa vida, o nosso caminho. Trata-se da Luz de Deus.

Quando não temos a luz do Senhor, temos as trevas, a escuridão.

Quando a Luz do Senhor brilha sobre nós, precisamos tomar uma decisão: não fugir da luz; não buscar as trevas, não escolher as trevas que são símobolo de ignorãncia, medo e vergonha. As trevas levam à escravidão e destruição.

No Evangelho de João 1:5, lemos que a Luz resplandeceu nas trevas, mas as trevas não a compreenderam. Creio que a expressão: as trevas - neste texto bíblico do Evangelho de João (Jo. 1:5), significa: os homens, as pessoas perdidas, em trevas, sem direção, sem a bênção de Deus, sem vida. Elas, as pessoas não compreenderam a Luz, que é Jesus, o Filho de Deus, o Messias prometido. Pois, em João 1:4 lemos que em Jesus estava a vida e a vida era a luz dos homens.

Quando nós vemos a luz, precisamos fazer uma escolha entre as trevas e a luz. Precisamos escolher Jesus Cristo. Jesus é a luz de Deus, é a glória de Deus. A luz e a glória do rosto de Deus foram reveladas em Cristo Jesus e por Cristo Jesus (Jo. 8:12; 1:14, 18; Êx. 33:18). O apóstolo João diz que a Luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a Luz (Jo. 3:19).

Nós precisamos aprender a buscar a face do Senhor, a Sua Luz, a Luz do Seu rosto. No Salmo 27, nós lemos:

“Quando tu disseste: Buscai o meu rosto, o meu coração te disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei”.

É isso que aprendemos nos últimos sermões de Moisés, em Deuteronômio 4:29 - “De lá (do exílio, das trevas, da desobediência) buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma”.

Foi isso que Jesus ensinou e Mateus registrou: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á” (Mt. 7:7).

Vamos, então, buscar a face do Senhor, deixar a Luz de Seu rosto brilhar sobre nós, em nosso lar, em nosso caminho, em nossa vida, em nosso trabalho, escola, etc. A luz do rosto do Senhor é vida, é ensino, é libertação, é verdade.

Outra bênção mencionada neste versículo 25 de Números 6, é a misericórdia ou graça de Deus. Que a graça do Senhor seja sobre ti ou que o Senhor tenha misericórdia de ti.

A palavra hebraica traduzida por (ter) misericórdia em Número 6:25 é: חנן – (lê-se: rranan). Ela aparece 78 vezes no texto hebraico do Antigo Testamento. A LXX traduziu essa palavra - חנן – (lê-se: rranan) – por:  ἐλεέω – (lê-se: eleéo) – ter misericórdia; a qual aparece 31 vezes no texto grego do Novo Testamento.

É interessante observar que este verbo hebraico de Número 6:25  - חנן – (lê-se: rranan - ter misericórdia) –  foi traduzido para o grego da LXX como: ἐλεέω – (lê-se: eleéo) ter misericórdia.

A forma substantiva do verbo hebriaco ter misericórida é: חן - (lê-se: rren) -  e este substantivo hebraico foi traduzido para o grego da LXX por χάρις – (lê-se: káris) – graça. 

Assim sendo, o verbo hebraico - חנן – (lê-se: rranan) – ter misericórdia – é traduzido pela LXX como - ἐλεέω – (lê-se: eleéo – Gn. 33:5, 11; 43:29; Êx.33:19; Dt. 7:2; etc. ), que normalmente é traduizdo por ter misericórdia (também). Contudo, em sua forma substantivada - חן - (lê-se: rren), a tradução que temos em grego é a palavra: - χάρις – (lê-se: káris) – graça – (Gn. 6:8; 33:12; Nm. 11:11 e 15; etc.).

O substantivo misericórdia em grego é: ἔλεος (lê-se: éleos) e foi usado no texto grego da LXX (septuaginta) para a tradução da palavra hebraica: - חֵסֵד -  (lê-se: rressed). Esta palavra - misericórdia - ἔλεος (lê-se: éleos) - aparece 27 vezes no texto grego original do Novo Testamento (Mt. 9:13; 12:7; 23:23; Lc. 1:50, 54, 58, 72, 78; 10:37; Rm. 9:23; etc.).

Na verdade as ideias das palavras graça e misericódia são bem próximas uma da outra, podemos dizer que elas são palavras sinônimas.

Por isso, podemos dizer que a segunda bênção dessa oração em Números 6:25 é: Que o Senhor seja misericordioso contigo ou que Senhor seja gracioso contigo – que ele revele misericórdia e/ou graça a você. Na verdade, misericórdia (como já temos dito) é uma palavra sinônima de graça. Misericórdia é dar uma pessoa aquilo que ela precisa, mesmo sem merecer. Graça é um presente, algo bom que damos a alguém sem que esse alguém tenha méritos para ganhar tal presente.

5. Em Números 6:26, nós temos as seguintes bênçãos:

5.1. O Senhor sobre ti levante o seu rosto – eis o primeiro ensino, a primeira bênção.

5.2 O Senhor te dê paz - eis o segundo ensino, a segunda bênção de Números 6:26.

“O Senhor sobre ti levante o teu rosto e te dê paz” (Nm. 6:26).

A ideia que temos aqui é de comunhão. O oposto de não levantar o rosto é abaixar o rosto, escondê-lo. Quando o Senhor não levanta o Seu rosto sobre nós, ele o esconde. E, quando o Senhor esconde o seu rosto, abaixa o seu rosto para nós, não podemos ter comunhão com Ele, então o que temos é confusão, trevas, vergonha, derrota.

Há alguns textos bíblicos que falam sobre isso; sobre a angústia, a tristeza, a confusão, as trevas, a derrota, quando o Senhor não levanta o Seu rosto, quando Ele esconde o Seu rosto de nós. Vejamos alguns desses textos bíblicos:

“Não escondas de mim a tua face e não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda; não me deixes, nem me desampares, ó Deus da minha salvação” (Sl. 27:8).

“Assim, se acenderá a minha ira, naquele dia, contra ele, e desampará-lo-ei, e esconderei o meu rosto dele, para que seja devorado; e tantos males e angústias o alcançarão, que dirá, naquele dia: Não nos alcançaram estes males por não estar o meu Deus no meio de nós?”

“Esconderei, pois, totalmente o meu rosto, naquele dia, por todo o mal feito, por se haverem tornado a outros deuses” (Dt. 31:17-18).

“Então, clamarão ao Senhor, mas não os ouvirá, antes esconderá deles a sua face naquele tempo, visto que eles fizeram mal, as suas obras eram más” (Mq. 3:4).

As trevas têm a ver com o mal, a injustiça, o ódio. Quando pensamos, falamos e fazemos coisas erradas contra Deus e contra o nosso próximo, a luz do Senhor que brilha, nos mostra que isso é errado. E quando insistimos em fazer a coisa errada, em viver nas trevas, o Senhor esconde o Seu rosto de nós. É sobre isso que o livro de Deuteronômio 31:17-18; Salmo 27:9, e Miquéias 3:4, estão falando.

A segunda bênção/lição que temos nesta terceira estrofe é Paz (Nm. 6:26, a palavra paz em hebraico é - שָׁלוֹם – lê-se: shalom). Esta palavra significa mais do que simples ausência de conflito, de guerra. A paz de Deus tem a ver com com plenitude, solidez, bem-estar pleno.

Esta palavra: Paz שָׁלוֹם – (lê-se: shalom) - ocorre 237 vezes no Antigo Testamento. A LXX (Septuaginta), o texto grego do Antigo Testamento, traduziu essa palavra por: εἰρήνη (lê-se: eiréne) - e ela ocorre 92 vezes no texto grego do Novo Testamento. A paz é um tema muito importante nas páginas da Bíblia.

Esta bênção está relacionada com a comunhão com o Senhor, uma vida de paz, reconciliação com Deus.

Há uma história bíblica que ilustra muito bem o sentido dessa expressão: levantar o seu rosto.  Abner, um líder no exército de Israel, não queria matar Asael, no meio de uma batalha (uma guerra civil - luta pelo poder em Israel); e chegou a pedi-lo para que se afastasse, pois caso o matasse, não teria condições de levantar o seu rosto quando se encontrasse, se avistasse, com Joabe, o irmão de Asael, líder do exército de Davi (II Sm. 2:22).

No Livro de Jó, nós lemos que quando temos alegria em Deus, nós levantamos o nosso rosto para Ele, o que sugere comunhão plena e perfeita; reconciliação (Jó 22:26).

O Senhor promete levantar o seu rosto sobre ti – sobre você, sobre mim. Uma outra ideia, que só enriquece a ideia anterior acima, é que esta bênção significa, também, dar uma atenção especial, semelhante a uma mãe ou pai para com um filho ou filha que clama, que chora, que suplica. Quando gritamos por socorro, o nosso Pai levanta o seu rosto para ver o que está acontecendo. Lindo antropomorfismo! 

O Senhor Jesus Cristo promete paz (Jo. 14:27; 16:33). Jesus é o Príncipe da Paz (Is. 9:6). Ele veio nos revelar um Deus que é Pai e que cuida de cada um de nós, com atenção especial. Na Paz de Jesus Cristo nós temos o cumprimento pleno da Paz anunciada na tríplice bênção de Números 6:24-26. A Paz de Cristo Jesus não é dada como o mundo dá. Jesus nos dá paz interior, paz com Deus e paz com o próximo. Há coisas e pessoas neste mundo que roubam a nossa paz, porém, a paz de Deus, a paz de Jesus Cristo ninguém pode roupar, nem circunstância alguma, nem enfermidade, nem mesmo a morte. A Paz é obra do Espírito Santo de Deus em nós (Gl. 5:22). Jesus disse que abençoados são os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus (Mt. 5:9). Somos abençoados com a Paz de Deus para abençoar outros que dela precisam. Deus nos abençoa para que sejamos bênçãos (Gn. 12:1-3).

6. Outra lição que temos neste texto que não podemos deixar de sublinhar é o pronome da segunda pessoa do singular: te ou ti. Esses pronomes aparecem, juntos, 6 vezes nesses 3 versículos. Duas vezes em cada versículo. Esses pronomes estão no masculino, singular.

É importante sublinhar o pronome no singular. Deus quer abençoar a cada um de nós. O Senhor está preocupado com o todo e com cada um de nós individualmente. Ele tem tempo para Zaqueu, Nicodemos, a mulher Samaritana, para Marta e Maria, para você e para mim.

7. Esta oração para abençoar é uma poesia com três linhas.

Número 6:24 - יברכך יהוה וישמרך׃    - 3 palavras e 15 letras

Números 6:25 - יאר יהוה פניו אליך ויחנך׃  - 5 palavras e 20 letras

Número 6:26 - ישא יהוה פניו אליך וישם לך שלום׃  - 7 palavras e 25 letras.

60 letras – A letra - ס - samerr – em hebraico se escreve: - סמך – significa: suporte, apoio, amparo, descanso, força, contar com, descansar, confiar.

Em Isaías 26:3 – nós lemos: Tu (o Senhor) conservarás em paz aquele cuja mente está firme ( סָמַךְ - lê-se: samarr) em ti, porque ele confia em ti.

O Senhor tem bênçãos para aquele ou aquela que confia nele, descansa nele. Que você e eu possamos aprender a descansar, confiar, no amor de Deus, na sua graça, na sua misericórdia, no seu cuidado, na sua luz, na sua bênção! Entreguemos a Ele a nossa ansiedade, o nosso medo, o nosso passado, presente e futuro. Ele é Pai Poderoso e Amoroso e cuida de nós.

Quando Jesus estava prestes a voltar para o Seu Pai, ele abençoou os seus discípulos, a sua igreja, de acordo com Lucas 24:50. O texto bíblico diz que Jesus levantou as mãos e abençoou a sua igreja, as pessoas.

Qual foi a oração que Jesus fez abençoando a sua Igreja? Não sabemos, mas não seria absurdo pensar que Jesus possa ter abençoado os seus discípulos com a bênção que lemos em Números 6:24-26. Ela foi dada por Deus, o Pai, para que assim, os filhos de seu povo fossem abençoados.

Quando temos a bênção de Deus, temos o próprio Deus, Ele é o abençoador. Em Números 6:27, o Senhor diz que o Seu nome estará sobre os filhos de seu povo. O nome de Deus diz respeito ao próprio Deus. Os patriarcas - Abraão, Isaque e Jacó - conheciam Deus como o Deus Todo-Poderoso - שַׁדַּי - אֵל -  (lê-se: El Shaday - Êx. 6:3). Eles não conheciam ao Senhor pelo nome do Tetragrama Sagrado - יהוה -  cuja pronúncia não se sabe.

Ter o nome de Deus significa ter a identidade de Deus, seu DNA, sua imagem e semelhaça restauradas. Receber a Sua bênção é, aqui, a mesma coisa que recebê-lo. Um bom exemplo dessa ideia encontra-se na história de Saulo no caminho de Damasco. Ele estava perseguindo os cristãos, os discípulos de Jesus. Quando Jesus o interroga, Jesus disse: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At. 9:4). Quando somos abençoados por Deus, temos em nós o Seu nome. Que privilégio! Que honra! Que responsabilidade! A nossa vitória, é a vitória de Deus! A nossa luz, é a luz do Senhor!

Em Apocalipse 3:12, Jesus diz que ao que vencer ele porá nele, isto é, nesse vencedor, o nome do Senhor, o Deus Pai. Em Cristo nós somos mais do que vencedores (Rm. 8:37). Em Cristo temos as bênçãos que precisamos: a bênção da salvação, da justificação, do perdão, da alegria, da paz. Em Cristo somos uma nova criatura, uma nova criação (II Co. 5:17). Temos uma nova cidadania, uma nova identidade.

Sem dúvida, todas as orações e bênçãos que encontramos no Antigo Testamento apontam para Jesus, o Cristo de Deus, que intercede por nós com suas mãos estendidas, que um dia estiveram na Cruz. Quem tem Jesus como Salvador, Mestre e Senhor, tem a maior e melhor de todas as bênçãos. 

Pastor Washington Roberto Nascimento