Uma palavra sobre o ministério dos diáconos Parte 2

Data publicação 26/09/2023

Breves considerações sobre o diaconato na Igreja – O diácono: sua natureza e missão

Pastor Washington Roberto Nascimento

1.  O diácono entra e sai por todas portas da igreja como um servo de Cristo e da Sua Igreja. Este espírito de diácono, de servo, não é opcional, é obrigatório.  É importante que os diáconos entendam assim e assim vivam no seio da igreja.

2. Os diáconos servem a Cristo, servindo a Igreja de Cristo. Trabalham pelo bem da Causa de Cristo, de Sua Igreja. Os diáconos servem a todos os membros da Igreja e aí o pastor da igreja está incluído.

Ajuda a Igreja, o diácono que ajuda o pastor da Igreja. Serve a Igreja, o diácono que serve ao pastor da Igreja em seus múltiplos desafios e trabalhos.  Serve a Igreja, o diácono que ajuda os visitantes da Igreja que podem se tornar membros da Igreja.

3. Ao resolverem os mais diferentes problemas da vida da Igreja, de seus membros e visitantes, estão aliviando as cargas do pastor e, dessa maneira, servindo-o grandemente, servindo a Igreja de Cristo.

4. O maior exemplo e inspiração para os diáconos é o próprio Senhor Jesus Cristo. Ele disse em Marcos 10:45 – διακονέω -

“Pois o filho do homem não veio para ser servido (- οὐκ ἦλθεν διακονηθῆναι – do - verbo -  διακονέω - lê-se: diakonéo – servir como diácono -  aoristo infinitivo passivo –) mas para servir (- ἀλλὰ διακονῆσαι – do verbo - διακονέω -  no aoristo infinitivo ativo) e dar a vida dele em resgate de muitos”.

Por duas vezes nós encontramos o verbo: διακονέω – (lê-se: diakonéo – servir como diácono) de onde temos o substantivo: διάκονος – (lê-se: diácono) no texto de Marcos 10:45.

Jesus é o maior exemplo de alguém que recebeu a missão de diácono, ele veio para servir.

5. O diácono, semelhante a Jesus, serve, faz o serviço que se apresenta necessário na vida da Igreja, mesmo que seja um serviço desagradável.

Em João 13:1-17, temos Jesus lavando os pés dos seus discípulos. Ele fez o serviço de um escravo, mesmo sendo o Mestre, o Senhor, o Salvador.

No ministério diaconal, muitas vezes o serviço que precisa ser feito não é agradável, não é fácil: é cansativo, é humilhante, etc.

6. O serviço do diácono é voluntário e gratuito. Não existe no Novo Testamento nenhuma referência a remuneração do serviço diaconal. Porém, é claro que quando ele leva uma cesta básica ou um remédio para uma pessoa necessitada, ele poderá ter o reembolso desse valor, caso ele tenha feito a compra com os seus próprios recursos. Porém, é sempre importante buscar informações na tesouraria sobre a possibilidade de tal compra. O diácono, sempre que possível, deve evitar tomar uma decisão sozinho na hora de ajudar alguém financeiramente (Exemplo: na compra de remédio, alimentos, pagamento de contas de luz ou água, etc.). É sempre importante compartilhar com outro diácono sobre o caso e/ou com o tesoureiro da Igreja, pois é bom saber se aquela pessoa que será socorrida já foi atendida alguma vez antes.

7. Os textos bíblicos que falam sobre o diaconato dão mais ênfase em seu caráter cristão do que em suas ações, serviços. Os serviços podem variar de acordo com o tempo e o local, mas o caráter cristão não (At. 6:1-7; I Tm. 3:8-13).

8. A Igreja decide consagrar uma pessoa ao ministério diaconal com base nas suas qualidades e conhecimentos espirituais, morais, intelectuais e bíblicos, e, também, em seu desejo de servir, ajudar, servir ao pastor e a Igreja como um todo em suas necessidades.

9. O diácono é escolhido, examinado e consagrado através de uma igreja local e para servi-la. Em caso de transferência para outra igreja coirmã, ficará a critério da igreja para onde ele/ela vai a decisão sobre o reconhecimento dele/a como diácono para o exercício da função diaconal.