Filtrar por categoria:

O Profeta Jonas Uma Breve Meditação no Livro do Profeta Jonas
A Bíblia tem dezenas de histórias fascinantes, a do profeta Jonas é uma delas. Jonas é conhecido como o profeta fujão. Ele não apenas procurou fugir da missão que Deus lhe havia confiado, ele tentou fugir da presença do Senhor. Este pequenino livro nos ensina não apenas sobre Jonas, mas principalmente sobre Deus, Sua paciente e graça. Pr. WRN.

Corpo, Alma e Espírito
Acreditamos que somos um todo: corpo, alma e espírito. A Bíblia, muitas vezes, usa um desses termos para se referir a todo o nosso ser o que pode ser considerado uma metonímia ou sinédoque. Porém, muitas vezes, nós, também, encontramos o uso de cada uma dessas palavras para se referir a uma dimensão específica de nosso ser (I Ts. 5:23). Pr. WRN.

A Oração do Pai Nosso
Na oração do pai nosso Jesus nos ensina que Deus não é apenas majestoso, poderoso e santo, mas ele é pai amoroso, não é distante, é próximo. Como seria bom caso pudéssemos aprender a orar com ele! Pr. WRN.

A Arte de Criar Filhos
Criar filhos é uma das tarefas mais desafiadoras e emocionantes. É algo que pode produzir nos pais sentimentos de grande alegria e de grande tristeza. A boa notícia é que criar filhos é uma arte que podemos aprender e a Bíblia tem muito a nos ensinar. Vamos destacar algumas lições no Antigo Testamento na esperança que sejam úteis. Pr. WRN.

Amor é o mais importante
O Amor é o mais importante em nossas vidas. No capítulo 13 da Primeira Carta do apóstolo Paulo aos Coríntios é sobre isso. Este texto precisa ser compreendido à luz de seu contexto e isso inclui os capítulos 11, 12 e 14, que falam sobre os problemas que a Igreja estava tendo na adoração pública, em um lugar público, com a participação dos membros da Igreja e visitantes. O amor é a resposta aos problemas. Pr. WRN.

Jesus e a mulher samaritana - Um breve reflexão em João 4
Jesus e a mulher samaritana é uma das mais lindas histórias da Bíblia, não apenas por aquilo que esse encontro revela sobre ela e sua transformação, mas por aquilo que aprendemos sobre ele, o seu grande amor. Essa é a história de dois viajantes à beira de um poço, ambos têm sede e estão cansados. Espero que ao lê-la, você, também, aprenda que é viajante e, de repente, descubra que o Eterno está perto de você. Pr. WRN.

Murmurações no deserto - Uma breve reflexão em Número 12
O Quarto livro da Bíblia é conhecido em Português como o Livro de Números, Ἀριθμοί, em Grego, por causa da tradução da LXX, do Hebraico para o Grego, no ano 300 a. C, de acordo com a tradição, na cidade de Alexandria, no Egito. O nome: Números é atribuído aos dois censos que encontramos neste livro, o primeiro censo no capítulo 1, o segundo censo no capítulo 26. Contudo, no Hebraico, o nome deste livro é: No deserto - בְּמִדְבַּר (Bəmiḏbar). Pr. WRN.

Ainda não é o fim - Uma breve reflexão no Evangelho de Marcos 13
O Evangelho de Marcos é mais sobre os atos de Jesus do que os discursos. O capítulo 13 é uma exceção ao estilo dominante na obra do evangelista, é sua mais longa sessão marcada por um sermão e o seu estilo é apocalíptico, escatológico. Pr. WRN.

Não se turbe o vosso coração
As palavras de Jesus: Não fiquem tristes, não se preocupem, creiam em Deus, creiam também em mim, mostra o coração do pastor Jesus em um de seus mais tocantes ensinos. Quanta ternura! Quanta afetividade! Quanto altruísmo. Ele estava prestes a ser preso, espancado, crucificado e morto. Mas, ao invés de estar pensando em seus problemas, em seus fardos, ele quer ajudar os seus discípulos a vencerem as suas tristezas. Que mestre! Pr. WRN.

Uma breve reflexão no Salmo 139
O Salmo 139 fala de uma relação íntima e pessoal com Deus como o nosso Pai, o nosso Criador e Sustentador. Ele é onisciente, onipresente e onipotente. Acima de tudo, Ele é um Deus que nos ama e quer nos guiar pelo Caminho Eterno, mas não o faz até o dia em que nós livre e de coração o peçamos. Pr. WRN.

Uma breve reflexão em Gênesis 6:8 - A Graça de Deus é revelada a Noé
Em Gênesis 6:8, a Bíblia diz que Noé encontrou graça diante de Deus. É a primeira vez que a palavra graça aparece na Bíblia. A Bíblia nos ensina que é pela graça que nós somos salvos. A palavra graça, חֵן (ren) ocorre cerca de 70 vezes no Antigo Testamento e cerca de 160 vezes nos Novo Testamento.

Uma breve reflexão sobre a vida de José à luz de Gênesis
A história de José começa no capítulo 37 de Gênesis e vai até o capítulo 50. Não há outro personagem em Gênesis que tenha ganhado tanto espaço neste livro quanto José. A história de José é maior que a história de Adão e Eva, maior que a história de Noé, maior que a história de Abraão, Jacó, Isaque etc. Jacó é um personagem singular e aqui nós temos inúmeras lições. Pr. WRN.

Uma breve reflexão em João 11:1-6 - A propósito a intercessão
Em João 11:1-6 nós encontramos um amigo de Jesus enfermo, Lázaro. Podemos adoecer apesar de sermos amigos de Jesus. As irmãs de Lázaro enviaram um mensageiro a Jesus. Não sabemos o nome dessa pessoa, mas sabemos que ela o conhecia e sabia como encontrá-lo. A oração feita foi breve, simples e clara: Senhor, Lázaro, aquele você ama, está enfermo. Jesus demorou dois dias antes de ir ao encontro de Lázaro. Como precisamos aprender a orar e esperar com paciência o tempo de Deus agir! Ele é capaz de fazer mais do que pedimos e pensamos. Pr. WRN.

Davi e o gigante - Uma breve reflexão em I Samuel 17:41-50
Uma das histórias mais conhecidas da Bíblia é a vitória de Davi contra o gigante filisteu, Golias (I Sm. 17:41-50). O gigante aparece na terra da promessa. Davi o enfrenta sem espadas. Deus é a razão de seu triunfo. Ainda hoje temos gigantes contra os quais precisamos lutar. O segredo da vitória encontra-se em nossa fé nesse Deus cuja face foi revelada por Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Pr. WRN

Uma breve reflexão sobre o tema o Servo do Senhor à luz do Livro do Profeta Isaías
Por centenas de vezes nós encontramos na Bíblia a palavra servo. Só no livro do Profeta Isaías a expressão o Servo do Senhor aparece mais de 40 vezes. Este é um tema muito importante nas Escrituras. Hoje vamos ver um pouco sobre ele à luz do texto de Isaías. Todos os servos de Deus na história da revelação apontam para Jesus. Como seria bom caso seguíssemos o Seu exemplo! O mundo precisa de servos de Deus que como Jesus sejam a Sua voz, a Sua luz a brilhar. Pr. WRN.