Filtrar por categoria:

O Salmo 91 - Uma breve reflexão
O Salmo 91 mostra em alguns versículos que três pessoas falam no texto bíblico: eu, tu e ele. Todos falam de Deus e há momento que Deus, também, fala para o Seu servo. A Bíblia nos ensina não apenas como Deus fala, mas como nós podemos falar com Ele. Pr. WRN

Os Dez Mandamentos
Os dez mandamentos não são salvam, mas eles são para os salvos. Neles temos um registro suscinto, objetivo, claro e relevante sobre nosso relacionamento correto em três dimensões: Deus, o próximo e nós mesmos. Eles trazem princípios, valores fundamentais para a felicidade individual e coletiva, temporal e eterna. Eles foram citados por Jesus e por seus apóstolos nas páginas do Novo Testamento. Fazemos bem em estuda-los. Pr. WRN.

O Espírito Santo na Obra Lucas-Atos dos Apóstolos
A obra Lucas-Atos é uma das mais profundas em termos de estrutura e conteúdo de toda a Bíblia. Seu escritor é um gentio, médico, amigo do apóstolo Paulo. Em sua obra de dois volumes, a pessoa do Espírito Santo tem um lugar de destaque. Como seria bom se em nossas vidas, também, Ele tivesse a mesma proeminência!

O Salmo 19 - Uma Breve Reflexão
O Salmo 19 fala sobre a revelação de Deus, como Ele se dá a conhecer através da natureza, da Sua Palavra e em nosso ser interior.

Carta a Filemom - Uma breve reflexão na Carta do Apóstolo Paulo a Filemom
A Carta do Apóstolo Paulo a Filemom é um dos menores livros da Bíblia. Trata-se de um dos documentos mais preciosos da Fé Cristã do primeiro século. Nesse livro Paulo intercede em favor de Onésimo, um escravo que havia fugido da casa de seu senhor. Trata-se de uma história dramática com inúmeras lições. Ela, de alguma maneira, faz lembrar a nossa história em relação a Deus e a obra de Jesus em nosso favor. Pr. WRN.

O Evangelho de Mateus - Uma breve reflexão
O Evangelho de Mateus é o primeiro livro do Novo Testamento, embora não tenha sido o primeiro Evangelho a ser escrito. Nele nós encontramos a história de como as promessas de Deus do Antigo Testamento se cumpriram em Jesus, o Messias. Pr. WRN.

O Profeta Oseias - Uma breve reflexão no Livro do Profeta Oseias
Oseias foi um profeta do Antigo Testamento. Em seu livro, ele fez tudo o que podia para ensinar Israel sobre o amor incondicional de Deus, Sua misericórdia infalível, Sua fidelidade inabalável. Depois de conhecermos tão grande Deus, aprendemos que não precisamos viver ansiosos e angustiados buscando Sua aceitação por causa de nossos pecados. O que precisamos fazer é confiar nele. Nossa salvação vem de Deus, depende de Seu caráter, e não do nosso. Seu Amor é eterno. Pr WRN.

O Profeta Jonas Uma Breve Meditação no Livro do Profeta Jonas
A Bíblia tem dezenas de histórias fascinantes, a do profeta Jonas é uma delas. Jonas é conhecido como o profeta fujão. Ele não apenas procurou fugir da missão que Deus lhe havia confiado, ele tentou fugir da presença do Senhor. Este pequenino livro nos ensina não apenas sobre Jonas, mas principalmente sobre Deus, Sua paciente e graça. Pr. WRN.

Corpo, Alma e Espírito
Acreditamos que somos um todo: corpo, alma e espírito. A Bíblia, muitas vezes, usa um desses termos para se referir a todo o nosso ser o que pode ser considerado uma metonímia ou sinédoque. Porém, muitas vezes, nós, também, encontramos o uso de cada uma dessas palavras para se referir a uma dimensão específica de nosso ser (I Ts. 5:23). Pr. WRN.

A Oração do Pai Nosso
Na oração do pai nosso Jesus nos ensina que Deus não é apenas majestoso, poderoso e santo, mas ele é pai amoroso, não é distante, é próximo. Como seria bom caso pudéssemos aprender a orar com ele! Pr. WRN.

A Arte de Criar Filhos
Criar filhos é uma das tarefas mais desafiadoras e emocionantes. É algo que pode produzir nos pais sentimentos de grande alegria e de grande tristeza. A boa notícia é que criar filhos é uma arte que podemos aprender e a Bíblia tem muito a nos ensinar. Vamos destacar algumas lições no Antigo Testamento na esperança que sejam úteis. Pr. WRN.

Amor é o mais importante
O Amor é o mais importante em nossas vidas. No capítulo 13 da Primeira Carta do apóstolo Paulo aos Coríntios é sobre isso. Este texto precisa ser compreendido à luz de seu contexto e isso inclui os capítulos 11, 12 e 14, que falam sobre os problemas que a Igreja estava tendo na adoração pública, em um lugar público, com a participação dos membros da Igreja e visitantes. O amor é a resposta aos problemas. Pr. WRN.

Jesus e a mulher samaritana - Um breve reflexão em João 4
Jesus e a mulher samaritana é uma das mais lindas histórias da Bíblia, não apenas por aquilo que esse encontro revela sobre ela e sua transformação, mas por aquilo que aprendemos sobre ele, o seu grande amor. Essa é a história de dois viajantes à beira de um poço, ambos têm sede e estão cansados. Espero que ao lê-la, você, também, aprenda que é viajante e, de repente, descubra que o Eterno está perto de você. Pr. WRN.

Murmurações no deserto - Uma breve reflexão em Número 12
O Quarto livro da Bíblia é conhecido em Português como o Livro de Números, Ἀριθμοί, em Grego, por causa da tradução da LXX, do Hebraico para o Grego, no ano 300 a. C, de acordo com a tradição, na cidade de Alexandria, no Egito. O nome: Números é atribuído aos dois censos que encontramos neste livro, o primeiro censo no capítulo 1, o segundo censo no capítulo 26. Contudo, no Hebraico, o nome deste livro é: No deserto - בְּמִדְבַּר (Bəmiḏbar). Pr. WRN.

Ainda não é o fim - Uma breve reflexão no Evangelho de Marcos 13
O Evangelho de Marcos é mais sobre os atos de Jesus do que os discursos. O capítulo 13 é uma exceção ao estilo dominante na obra do evangelista, é sua mais longa sessão marcada por um sermão e o seu estilo é apocalíptico, escatológico. Pr. WRN.